quarta-feira, janeiro 26, 2011

MATA-MATA PRECOCE NA LIBERTADORES COLOCA CORINTHIANS E GRÊMIO NA BERLINDA

Classificar para a Copa Libertadores é o principal objetivo de todos clubes brasileiros. Mas, o que pode parecer um privilégio é, para os dois estreantes da noite, o maior perigo da temporada. Na noite desta quarta-feira, Corinthians e Grêmio disputam seu primeiro jogo na edição 2011 do torneio continental para evitar, a todo custo, uma decepção precoce.
Paulistas e gaúchos disputam a primeira fase, popularmente conhecida como Pré-Libertadores. O Corinthians encara o Deportes Tolima, da Colômbia, enquanto o Grêmio enfrenta o Liverpool, do Uruguai. Só depois do mata-mata chega a sonha vaga na fase de grupos.
Uma eliminação diante de dois clubes pouco badalados no cenário sul-americano destruirá o planejamento para a temporada. Caso isso aconteça, restarão o Estadual e o Brasileiro para 2011. Enquanto isso, times que ficaram atrás da dupla no Brasileirão do ano passado tem, pela frente, Copa do Brasil e  Sul-Americana.
No Corinthians, o técnico Tite, invicto há 11 partidas, desde que assumiu o comando na reta final do último Nacional, está na berlinda. Em caso de fracasso diante do Tolima, dificilmente o treinador suportará a pressão da torcida, obcecada pelo inédito título da Libertadores.
Outro que precisa mostrar serviço é Ronaldo. Depois de um 2009 elogiável, o Fenômeno ficou devendo em 2010, inclusive na Libertadores, quando a equipe alvinegra perdeu para o Flamengo nas oitavas de final. O veterano de 34 anos planeja encerrar a carreira em dezembro, de preferência sem essa mancha em um currículo repleto de conquistas.
O presidente Andrés Sanchez vive o seu último ano de mandato. Segundo o Blog do Perrone, entre cartolas que o apóiam há um clima de insatisfação. Reclamam que o mandatário não cumpriu a promessa de contratar apenas atletas de ponta. Temem pelo destino da equipe na Libertadores.
Em Porto Alegre
O Grêmio precisa dar alento ao seu torcedor. Nem o mais pessimista dos gremistas imaginaria que, após um fim de 2010 tão bom, o começo de 2011 seria tão difícil.
Primeiro o caso Ronaldinho. Após mais de um mês de negociações, o clube preparou a festa para apresentação, mas ficou sem o astro.
Em meio a isso, a falta de reforços (somente dois até agora, com o terceiro chegando na quinta-feira), a parceria mal-resolvida com a Traffic e o difícil começo de Gaúcho.
Às vésperas de iniciar a Pré-Libertadores, a direção comunicou a saída de Jonas. E não por altos valores ou propostas milionárias, mas por somente 1,25 milhão de euros (R$ 2,8 milhões), com pagamento da multa rescisória proposta em contrato.
Portanto, mais do que individualmente, o Grêmio precisa corresponder coletivamente. Renato Gaúcho, talvez, seja a principal esperança do já calejado aficionado do clube.
Porém, nem mesmo ele tem o mesmo prestígio de antigamente. Sua vontade de não treinar o time no interior do Estado e as cobranças públicas à direção mancharam a bela campanha realizada no ano anterior e deixam o comandante sob risco para a competição continental. Caso a equipe tricolor seja desclassificada pelo Liverpool, Renato conviverá com o primeiro momento de pressão desde sua chegada, em agosto de 2010.
Douglas, Fábio Rochemback e Gabriel são, agora, os principais responsáveis pelas esperanças de conquista da Libertadores.
Fonte: UOL/Esporte.com
Por Joulle

Nenhum comentário: