Em time que está ganhando não se mexe. E o Brasília estreou na quarta edição do NBB provando que a máxima ainda vale no basquete. Atual campeão, o time da capital federal manteve seu elenco e abriu os trabalhos com uma vitória incontestável fora de casa. A vítima foi o Joinville, que não conseguiu usar o apoio da torcida para bater os favoritos. O uniforme azul e amarelo era diferente, mas o efeito foi o mesmo: vitória brasiliense por 83 a 70 na noite de segunda-feira.
- Cometemos alguns erros que não podem acontecer, mas para o primeiro jogo foi excelente. Conseguimos uma vitória contra uma grande equipe fora de casa – disse ao SporTV o armador Nezinho, que fez 11 pontos seguidos para o Brasília no início do último quarto e matou o jogo.
Com banca de campeão e sem desfalques, o Brasília colocou seu quinteto titular em quadra, com Nezinho, Alex, Arthur, Giovannoni e Cipriano. Mas teve dificuldades para se impor na casa do Joinville, que fez valer a presença da torcida e fechou o primeiro quarto vencendo por 16 a 15. No segundo período, a equipe visitante, que estreava seu novo uniforme azul e amarelo, tomou a dianteira no placar. Tinha dificuldades para deslanchar, mas chegou a abrir sete pontos num arremesso de três de Arthur, que ainda sofreu a falta. Antes da cobrança do lance livre, o técnico Neto pediu tempo para arrumar a casa, mas o estrago do primeiro tempo estava feito. Arthur converteu o ponto de bônus, o Brasília se empolgou foi para o vestiário vencendo por 44 a 33.
A diferença a favor dos atuais campeões chegou a pular para 16, dando a entender que estava assegurado o conforto para a vitória na estreia. Mas ainda era cedo, e Joinville se recusava a entregar o jogo. A vantagem dos visitantes caiu para 12 no fim do terceiro período: 65 a 53.
O que já parecia confortável virou uma lavada no início do segundo período. Com 11 pontos seguidos de um endiabrado Nezinho, o Brasília abriu 21 no placar, e aí nem adiantou Neto parar o jogo – o estrago estava feito. O atual campeão abriu a nova temporada da mesma forma como terminou a última: vencendo.
Fonte: GloboEsporte.com
Por Joulle