quarta-feira, novembro 23, 2011

ESMAC VENCE PAULO AFONSO E GARANTE CLASSIFICAÇÃO

Paraenses venceram a terceira partida consecutiva e estão classificados
Paulo Afonso (BA) - A Esmac/Ananindeua (PA) garantiu nesta quarta-feira (23/11) sua classificação para as semifinais da 38ª Taça Brasil Correios de Futsal Adulta Masculina – 1ª Divisão. Jogando no ginásio Luís Eduardo Magalhães, em Paulo Afonso (BA), os paraenses derrotaram os donos da casa por 7 a 5 e chegaram à terceira vitória consecutiva, não podendo mais ser ultrapassados pelos adversários de grupo.
Com nove pontos, a Esmac abre seis de vantagem sobre o segundo e o terceiro colocados do grupo A e só cumpre tabela nesta quinta-feira (24/11), às 16 horas, diante do Falcão 12/Quartetto/Toddy (TO). Já Paulo Afonso permanece em terceiro com três pontos e volta a atuar na sexta-feira (25/11), às 20h30, diante do Horizonte (CE).
Para o técnico paraense, Élcio Souza, o time usou a tranquilidade para ganhar o jogo. “Sabíamos que ia ser um jogo nervoso, com muita pressão da torcida e do adversário. Mas o time esteve tranquilo e usou a experiência para segurar o jogo e fazer os gols necessários para conquistar essa vitória”, analisou.
Paulo Afonso começou melhor o jogo ao imprimir um ritmo forte sobre a Esmac. Aos 6min02, o time da casa abriu o placar com Alex, que fez boa jogada e chutou com precisão. Depois disso, os paraenses arriscaram mais, enquanto o time baiano recuou e permitiu que o adversário dominasse o jogo.
Melhores na partida, os paraenses estiveram perto do gol, mas o goleiro Bida, de Paulo Afonso, fez boas defesas e segurou o resultado. Porém, aos 11min14, ele nada pôde fazer quando Biolay chutou rasteiro para empatar o confronto. Animada, a Esmac continuou a pressionar e, aos 15min29, Carlos Diogo acertou um belo voleio e virou o marcador a favor do time nortista.
Na segunda etapa, Paulo Afonso voltou mais concentrado e, aos 23min12, Renatinho acertou chute preciso e empatou o confronto. Porém, a Esmac usou a velocidade para pular à frente mais uma vez. Aos 27min29, Biolay entrou na área e acertou arremate forte, colocando os paraenses em vantagem.
Paulo Afonso foi ao ataque, mas descuidou da defesa. Aos 28min03, Renatinho teve que fazer falta e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso. Com um a mais, a Esmac aproveitou e, aos 29min52, Rato completou para as redes, marcando o quarto. Mas o time baiano não desistiu, e, aos 30min21, Alex pegou rebote e diminuiu o placar, dando esperanças de reação ao time da casa.
Só que a Esmac era muito eficiente quando criava oportunidades de gol. Aos 32min49, Rato saiu livre e marcou o quinto, voltando a colocar a diferença em dois tentos. Mas Paulo Afonso não desistiu. Aos 34min11, depois de boa troca de passes, Alan saiu sozinho dentro da área e só empurrou para as redes.
No entanto, a Esmac não mudou o estilo de jogo e aproveitou as chances criadas para ampliar o marcador. Brenno, aos 34min54, e Rato, aos 35min31, fizeram 7 a 4 no placar. No fim do jogo, a arbitragem expulsou Carlos Diego, do time paraense, e Alex, de Paulo Afonso, e, a 30 segundos do fim, Andersou marcou para o time baiano, encerrando o placar. 
Fonte: CBFS
Por Joulle

JUÍNA GOLEIA E ASSUME LIDERANÇA ISOLADA DA CHAVE B

Potinho (13) abriu a vitória mato-grossense
Paulo Afonso (BA) - Juína (MT) assumiu a liderança isolada do grupo B da 38ª Taça Brasil Correios de Futsal Adulta Masculina – 1ª Divisão. Nesta quarta-feira (23/11), no ginásio Luís Eduardo Magalhães, em Paulo Afonso (BA), os mato-grossenses atuaram bem e golearam o Solimões (RO) por 10 a 1, ultrapassando os adversários da chave.
Agora, com a vitória, Juína chegou a cinco pontos e deixou o Cruzeiro (RN) com quatro, em segundo. Com apenas um ponto, o Cruzeiro ocupa a lanterna da chave. Mato-grossenses e rondonienses times voltam à quadra nesta quinta-feira (23/11) pela 1ª Divisão. Às 17h30, o time nortista tenta se recuperar diante dos norte-rio-grandenses. Mais tarde, às 20h30, a equipe do Centro-Oeste enfrenta São Francisco do Conde (BA) em busca mais uma vitória.
O primeiro tempo foi do Juína, que dominou o confronto e tratou de abrir boa vantagem. Aos 2min15, Potinho fez boa jogada e abriu o placar para os mato-grossenses, que voltaram a marcar aos 4min52, com Alemão. Aos 8min04, o Solimões, que teve que arriscar mais, conseguiu iniciar uma reação com Rob, que acertou chute forte.
Porém, Juína voltou a assumir o controle da partida e, aos 13min05, Beija Beija chutou de longe e marcou o quarto. Atuando com tranquilidade e defendendo-se bem, os mato-grossenses controlaram o jogo e foram eficientes para aumentar ainda mais a vantagem. Aos 16min12, Je Branco fez o quinto e, aos 18min20, Evair chutou para o gol vazio, marcando o sexto. A 35 segundos do fim do período, Tata fechou o placar parcial em 7 a 1.
No segundo tempo, Juína diminuiu o ritmo, enquanto o Solimões tentou descontar o placar. Mesmo administrando a vantagem, os mato-grossenses conseguiram ampliar o marcador. Aos 30min20, Jé Preto marcou o oitavo e, aos 33min33, Alemão anotou o novo. No fim, aos 38min45, Beija Beija fechou a goleada por 10 a 1.
Contente com a vitória, o técnico Adriano Luiz creditou o resultado largo à boa finalização da equipe. “Hoje o time esteve muito bem nas finalizações e conseguiu uma grande vitória. A vitória dá uma confiança grande e agora vamos com tudo para buscar a classificação”, disse ele.
Fonte: CBFS
Por Joulle

PROMESSA BAIANA É CONVOCADA PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA PRINCIPAL

Rafaelle
 Após os sucessos de Sissi e Formiga, a Bahia pode revelar mais um grande talento para o futebol feminino. Atualmente defendendo a Universidade do Mississipi (EUA), a jovem Rafaelle, nascida em Cipó (BA), foi convocada pela primeira vez na carreira para disputar uma competição internacional pela Seleção Brasileira principal.
Atualmente com 20 anos, a lateral esquerda se destacou vestindo a camisa da equipe do São Francisco (São Francisco do Conde), atual campeão baiano, de onde recebeu diversar convocações para seleções de base e inclusive a principal. Após suas atuações pelo time baiano, a promessa ficou conhecida como "Fafá Show".
Rafaelle se juntará a craques como Marta e Cristiane na disputa do Torneio Internacional Cidade São Paulo, que acontecerá de 8 a 18 de dezembro, no Pacaembu. O Brasil disputará o título com Dinamarca, Chile e Itália. As quatro seleções se enfrentam entre si e as duas melhores colocadas chegam à final.
A relação das convocadas foi divulgada nesta quarta-feira (23), pelo novo técnico Jorge Barcellos. O comandante substitui Kleiton Lima, que deixa o cargo após a perda do ouro no Pan de Guadalajara, no México.
As convocadas se apresentarão no dia 4 de dezembro em São Paulo. As meninas do Brasil ficarão hospedadas no Hotel Golden Tulip Belas Artes. O torneio servirá como laboratório para a formação do elenco que disputará os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Confira as 22 convocadas:
Goleiras
Andreia Suntaque - Santos/SP
Bárbara Micheline - Foz Cataratas/PR
Vanessa - Vasco/RJ
Zagueiras
Tânia Maranhão - Vasco/RJ
Bagé - São José/SP
Aline Pellegrino - Football Club Rossyanca/Rússia
Érika - Santos/SP
Renata Costa - Assaí/PR
Laterais
Maicon - Vasco/RJ
Fabi - Football Club Rossyanca/Rússia
Elaine - Tÿreso/Suécia
Rafaelle - University of Mississippi/EUA
Meio-campo
Débora - Lyon/França
Francielle - São José/SP
Formiga - CBF
Gabriela - Santos/SP
Rosana - Lyon/França
Ester - Santos/SP
Atacantes
Cristiane - Football Club Rossyanca/Rússia
Thaisinha - Vitória/PE
Grazi - América/SP
Marta - New York Flash/EUA
Fonte: FBFWeb.org
Por Joulle

INTERNACIONAL VOLTA AO FUTSAL AO DISPUTAR O GAUCHÃO 2012

O time do Inter está de volta ao futsal
A equipe do Internacional está de volta ao futsal. O clube gaúcho confirmou sua participação na disputa da Série Ouro do Campeonato Gaúcho de Futsal de 2012 em reunião realizada pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão, que também definiu todos os detalhes referentes a principal competição do futsal sul-rio-grandense.
Contando com representantes de treze clubes, a reunião foi conduzida pelo presidente da FGFS, Dárcio Castro. Nela foram acertados os últimos pontos da competição em 2012, dentre eles assuntos como a ascensão do América, de Tapera, e da Afusca, de Cachoeirinha.
Além disso, os presentes saudaram a volta do Internacional ao futsal, fato este que incrementará ainda mais a competição, na opinião de Dárcio Castro. "Estamos em um momento especial e temos que trabalhar forte para fazer a competição crescer ainda mais. O retorno do Inter foi uma luta nossa desde o início e que com certeza fará com que tenhamos muito mais holofotes em nossa competição", concluiu o presidente.
O Inter foi representado na reunião pelo vice-presidente de Assuntos Especializados do clube, Luciano Davi, que participou da reunião atento a todos os detalhes pertinentes à competição. O clube volta às quadras depois de se manter longe do futsal por aproximadamente cinco anos.
Primeiro campeão da Liga Futsal, no ano de 1996, o Internacional ainda participou das edições de 1997, 1999, 2000 e 2003. A última conquista nacional do clube gaúcho foi em 1999, quando venceu o Vasco da Gama na decisão da Taça Brasil de Clubes, jogando no Rio de Janeiro.
O clube gaúcho ainda conquistou o título mundial de clubes em 1997, vencendo o Barcelona na decisão e o Campeonato Sul-Americano de Clubes, em 2000, vencendo mais uma vez o Vasco da Gama na final, por 6 a 5.
Fonte: CBFS
Por Joulle

SANTOS É CAMPEÃO DA LIGA FUTSAL 2011

Santos fatura o título da Liga Futsal 2011
Santos (SP) - O Santos fez história na noite desta terça-feira (22/11) na Arena Santos. Os alvinegros conquistaram a Liga Futsal 2011 e se tornaram os primeiros paulistas campeões da principal competição do salonismo nacional. O troféu veio após a vitória sobre o Carlos Barbosa no tempo normal, por 3 a 2, o empate na prorrogação, em 0 a 0, e as tensas cobranças de pênaltis, em que os santistas venceram por 7 a 6.
O confronto na baixada santista marcou a primeira definição de título nos pênaltis da história da Liga Futsal. Em 16 edições o campeonato nunca havia tido um campeão após a disputa de cobranças de tiros livres diretos da marca penal, situação decorrente da vitória da ACBF no jogo de ida, na serra gaúcha, por 4 a 3, o que obrigou os paulistas a vencer para forçar a disputa do tempo extra.
A necessidade da vitória e o apoio da torcida empurraram o Santos para o ataque nos primeiros movimentos da decisão. O time conseguiu abrir o marcador aos 4min09, quando Ricardinho rolou a bola para Neto, em uma cobrança de falta, e o fixo chutou forte e rasteiro, no canto de Lavoisier.
Após o gol o ritmo dos anfitriões diminuiu. Os gaúchos se aproveitaram para manter mais a bola na quadra ofensiva e foram criando chances de empatar o confronto, enquanto os alvinegros apostavam, sobretudo, nos contragolpes.
Com o decorrer do tempo, as duas equipes se resguardaram mais e as chances de gol diminuíram. No minuto final da etapa inicial, aos 19min11, Sinoê foi oportunista e aproveitou uma indecisão do sistema defensivo adversário após a cobrança de escanteio para desviar para as redes, empatando o duelo.
A pressão santista pelo empate foi crescendo à medida que o tempo avançava. Pixote conseguiu balançar as redes, aos 26min52, após receber passe vindo do fundo de quadra, dos pés de Neto, girar e mandar no alto, sem chances para Lavoisier.
O Carlos Barbosa novamente mostrou frieza e conseguiu uma nova igualdade aos 33min01, quando Rodrigo aproveitou uma bola mal afastada e chutou de fora da área, rasteiro, no canto de Djony. O gol desencadeou a entrada do ala Pixote como goleiro-linha na equipe santista, faltando 5min03 para o final do tempo normal.
A tática surtiu efeito. Aos 36min10, Pixote avançou e chutou forte, Rodrigo tentou afastar, Lavoisier fez a defesa parcial, e a bola se ofereceu para Deives, que tocou para as redes fazendo 3 a 2 e provocando a entrada de Jonathan como goleiro-linha no time gaúcho. O placar, no entanto, permaneceu inalterado e a decisão foi para o tempo extra.
Prorrogação
Nos dez minutos extras para a definição do título as equipes jogaram carregando a responsabilidade de evitar os erros. Com isso, as investidas ao ataque lado a lado eram calculadas, com as defesas prevalecendo, levando a decisão do vencedor para os tiros livres da marca do pênalti.
Pela primeira vez em 16 edições a Liga Futsal foi definida nos pênaltis. Nos dois times os goleiros foram substituídos, com Paulo Vitor entrando no Santos, e Rennan passando a defender a meta da ACBF.
Na primeira sequência, Neto converteu para os santistas, enquanto Paulo Vitor defendeu a cobrança de Leandrinho. As coisas voltaram a se igualar na terceira série, quando o fixo Indio desperdiçou sua oportunidade de marcar. Com isso, as cobranças se arrastaram até o final das cinco cobranças alternadas.
Na oitava série houve a definição do campeão. Jé cobrou com perfeição, enquanto o arqueiro Paulo Vitor foi decisivo. Ele defendeu o chute de Tostão e fez explodir a massa alvinegra que lotou a Arena Santos: 7 a 6, nas cobranças de tiros livres da marca do pênalti.
Fonte: CBFS
Por Joulle

TAÇA BRASIL DE FUTSAL DISPUTADA EM PAULO AFONSO NÃO ATRAEM TORCIDAS

“Somente os jogadores de fora foram beneficiados, com pagamentos de salários atrasados” 
Paulo Afonso: Começou nesta segunda-feira, dia 21/11, no Ginásio Esportivo Luís Eduardo Magalhães, a XVIII Taça Brasil de Clubes, competição patrocinada pela Confederação Brasileira de Futsal – CBFS e que conta com dez equipes de nove Estados Brasileiros, quatro delas do nordeste e outras do Pará, do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins. 
O que temos colocado para uma eventual avaliação é o horário em que cada partida tem acontecido, deixando o torcedor local numa situação cuja resposta se vê nas arquibancadas do Ginásio: com um público diminuto, considerando a grandiosidade do evento que, só ao mencioná-lo, muita gente já fica entusiasmada, faz elogios, mas prefere ficar em casa ao invés de procurar incorporar horários atípicos com os quais não está acostumado. Não vamos discordar da opinião do torcedor porque ele é sábio. 
O problema é o seguinte: agora na Taça Brasil de Clubes, como foi na VII Liga Nordeste de Futsal, a rodada começa às 16h00, com equipes que a galera local desconhece em quadra. Esperar o quê? A segunda partida ocorre entre dois adversários que o pauloafonsino só ouviu falar. Por melhor que sejam, equipes ostentando destaque no ranking, o esforço para ir ver time pelo qual você não torce tem que ser extremo. O terceiro confronto da noite é aquele marcado para as 19 horas e ai o torcedor começa a pingar no Luís Eduardo, porque às 20h30 tem jogo do Paulo Afonso Futsal Clube, de quem o torcedor vem fazendo restrições técnicas. E aí, como fica a cabeça daqueles que gostam de futsal, mas se deparam com um montão de inconformidades 
Na segunda-feira, quando do chute inicial da Taça Brasil de Clubes, o Ginásio tinha, nas suas dependências, enormes e bem trabalhados banners oficiais, havia um arranjo especial logo na entrada, o ambiente físico em si estava muito bonito, as equipes em quadra procuravam dar o melhor de si para garantir os três pontos, mas, nas arquibancadas, um pingo de gente que vai admirar esta ou aquela jogada, jogador fulano ou jogador cicrano que veste a camisa número tal, enfim, o representante da Confederação ou da Federação há de entender porque, por exemplo, somente 176 ingressos terem sido vendidos quando, em quadra, estavam jogando oito das dez boas equipes que aqui vieram. 
Se esta tônica virar realidade, passar a ser algo que vá ficar no Calendário Anual, é preciso haver um trabalho de marketing bem focado nos grandes eventos de futsal que estão aportando na cidade de Paulo Afonso, o que nos envaidece, sem dúvidas, para conseguir levar o torcedor ao Ginásio, diante de tantas variáveis com as quais a comunidade esportiva local não está habituada. Grandes eventos com casa vazia são motivos de profunda preocupação, para não dizer decepção interior. E sabe quem até faz chacota e gracinhas? A turma do contra; ela fica feliz aos montes! 
Na segunda-feira quando chegamos ao Luís Eduardo, fomos informados (em caráter extra-oficial), que os jogadores do Paulo Afonso Futsal tinham recebido salários atrasados; após o término do nosso jogo contra o Falcão 12, outra fonte fez um remendo na informação anterior, acrescentando que “somente os jogadores de fora foram beneficiados”, ou seja, o problema teria sido atenuado, resolvido em parte; Oficialmente, o fato foi verdadeiro ou mais uma invenção de bastidores? O fato, o atraso, poderia estar interferindo no rendimento da equipe dentro das quatro linhas. Os dirigentes da equipe não se abrem, surgem fofocas e o torcedor, sem ter nada a ver com o pato, mete bronca na equipe, sai de mansinho do Ginásio antes do apito final, deixa de ir prestigiar o time. 
Que fique bem claro que há muita coisa precisando ser esclarecida, porque o torcedor, de repente, não vai deixar de torcer pela equipe de que ele gosta. Tem algo martelando a cabeça dele que não vem à tona e a dúvida é algo terrível! Outra pergunta que não quer calar: porque nós da Imprensa Local não podemos adentrar a quadra a fim de colher informações na Mesa, tirar fotos dos times e atletas para enriquecer as nossas matérias, barrados que estamos sendo por Guardas Municipais? Não é hora de instituir um Crachá Funcional, uma Credencial que habilite o Profissional da Área a ter irrestrito acesso num recinto que também abrange seu espaço de atuação? Depois, os responsáveis vão questionar quando determinadas informações não forem repassadas com exatidão para o grande público. Talvez já tenha chegado hora de cortar as asas daqueles que estão querendo voar muito alto, os papagaios de pirata.
Fonte: NoticiasdoSertão.com
Por Joulle

23/11/2011 13h14 - Atualizado em 23/11/2011 13h21 AL HILAL ACEITA PROPOSTA, E EMPRESÁRIO JÁ CONTA COM THIAGO NEVES NO FLAMENGO

Há ainda duas pendências a negociar: duração do novo contrato e parcelamento do pagamento de R$ 18 milhões pela liberação
O empresário de Thiago Neves, Léo Rabello, não tem dúvida alguma de que o meia continuará vestindo a camisa rubro-negra nas próximas temporadas. A proposta enviada pelo Flamengo aos dirigentes do Al Hilal, da Arábia saudita, clube que detém 90% dos direitos econômicos do atleta, foi aceita. Agora, resta a negociação da forma como o clube irá quitar o pagamento dos R$ 18 milhões, valor não confirmado pelo empresário do jogador.
- Está tudo praticamente resolvido, sob controle. Os valores estão acertados. Só falta definir a forma de pagamento e o tempo de contrato com o Flamengo, que será de três ou quatro anos. O Thiago será jogador do Flamengo nos próximos anos – garantiu Léo Rabello.
O empresário disse que já descartou propostas de outros times interessados pelo camisa 7 da Gávea.
- Rechaçamos. A prioridade era do Flamengo, que se fez valer dessa cláusula – afirmou o empresário.
Para quitar o valor com o Al Hilal, o Flamengo deve utilizar parte dos R$ 40 milhões recebidos pelo adiantamento das cotas de transmissão de TV.
Em pouco menos de um ano na Gávea, Thiago Neves teve altos e baixos. No Campeonato Carioca, conquistado de maneira invicta pelo Rubro-Negro, o jogador foi um dos destaques e terminou a competição idolatrado pela torcida. Mas depois da eliminação na Copa do Brasil e
o jejum de dez partidas sem vitórias no Brasileirão, seu desempenho caiu drasticamente. Na manhã desta quatra-feira, o jogador admitiu que atravessa má fase.
Com a camisa do Flamengo, o apoiador já disputou 55 partidas e tem 21 gols. É o artilheiro da equipe no ano, ao lado do atacante Deivid. No Brasileirão, fez 12 até agora.
Fonte: Flamengo.com.br
Por Joulle

ELENCO DO GUARANI AMEAÇA ENTRAR EM GREVE NA "DECISÃO" DA SÉRIE B

Os jogadores estão com quatro meses de salários atrasados e podem não entrar em campo
Campinas, SP, 22 (AFI) - Quando todos esperavam que o Guarani viveria outros momentos após a cassação do presidente Leonel Martins de Oliveira na madrugada desta terça-feira, os jogadores surpreenderam e deram mais uma notícia bombástica para os torcedores. Com quatro meses de salários atrasados, o elenco não descartou a possibilidade de não entrar em campo no próximo sábado, diante do Goiás, às 17 horas, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, na última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Nesta tarde, os jogadores se reuniram com representantes do Sindicato dos Atletas do Estado de São Paulo (Sapesp) e convocaram uma entrevista coletiva. O porta-voz do elenco foi o atacante Fabinho, ídolo da torcida bugrina e um dos atletas com mais tempo de clube, que apenas se pronunciou e não respondeu nenhuma pergunta da imprensa.
De acordo com Fabinho, os jogadores irão treinar normalmente durante a semana, mas deixou claro que existe a possibilidade de não entrarem em campo diante do Goiás, na partida que irá decretar a permanência do Bugre na Série B ou o rebaixamento. O elenco aguarda uma posição da diretoria até sexta-feira para decidirem o que irão fazer.
"Esperamos que até sexta-feira alguém possa nos passar uma parte, seja diretoria ou empresários. Não dá para esperar mais. Vamos treinar durante a semana, mas a gente não garante que vamos entrar em campo. Se depender de nós não vamos cair, mas agora estamos em outra situação", destacou Fabinho. Ao lado do atacante, na sala de imprensa do Guarani, estavam todos os outros 23 jogadores.
Caso os jogadores realmente entrem em greve, o Guarani deve entrar em campo contra o Goiás com juniores, aumentando ainda mais o drama da torcida bugrina, que ainda convive com o perigo iminente de rebaixamento.
Com 49 pontos, o Guarani se encontra na 13ª colocação e precisa de um simples empate para se garantir na Série B. O time campineiro será rebaixado apenas se perder para o Goiás e acontecer uma combinação improvável de resultados, como pelo menos um empate do Paraná, além de vitórias de ASA, São Caetano e Icasa.
E se tiver greve?
De acordo com o artigo 63 do regulamento geral de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de 2011, "nos casos em que uma equipe se apresentar com menos de sete atletas ou ficar reduzida a menos de sete, após iniciada a partida, o clube correspondente perderá a quota da renda que lhe caberia, além de sofrer uma multa de R$ 10.000,00, aplicada pela CBF, sem prejuízo de sanções previstas no CBJD".
Já o artigo 65 diz: "No caso de uma equipe não se apresentar em campo para uma partida previamente programada, o seu adversário será declarado vencedor pelo placar de três a zero". Vale lembra que se isso acontecer, o caso será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Fonte: CBFS
Por Joulle