sexta-feira, fevereiro 25, 2011

PRESIDENTE DO CLUBE DOS 13 ACUSA GLOBO E CBF POR "ESQUEMA"

Até agora, oito clubes garantiram permanência ao lado do Clube dos 13: Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Guarani, Internacional, Santos, São Paulo e Sport
Fábio Koff
Rio de Janeiro, RJ, 25 (AFI) – O presidente do Clube do 13, Fábio Koff, decidiu “botar a boca no trombone” contra a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Rede Globo. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, o cartola acusou que o racha da entidade foi motivado pela CBF e pela emissora do “plim-plim”.
“Essa ruptura do Clube dos 13 é coisa do Ricardo Teixeira (presidente da CBF) e Marcelo Campos Pinto (diretor da Globo Esportes). Eles são vizinhos de sítio e tramam tudo nos churrascos que fazem”, disparou Koff.
Depois de ver o Corinthians se desligar do Clube dos 13, Koff viu o cenário mudar nesta quinta-feira. É que o dirigente chegou a correr o risco de ver os quatro grandes do Rio de Janeiro, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, seguirem o mesmo caminho do Timão.
Os quatro afirmaram que irão negociar seus direitos de transmissão diretamente com as empresas interessadas, mas negaram o rompimento com o grupo que cuida dos interesses dos 20 principais clubes do país.
Até agora, oito clubes garantiram permanência ao lado do Clube dos 13: Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Guarani, Internacional, Santos, São Paulo e Sport. Botafogo, Coritiba, Flamengo, Fluminense e Vasco são dissidentes, mas não se desligaram.
O único que está oficialmente rompido é o Corinthians, que pode ganhar as companhias de Cruzeiro, Grêmio e Vitória. Goiás, Palmeiras e Portuguesa ainda não se pronunciaram sobre qual posição irão adotar.
Início de tudo
Toda disputa entre Clube dos 13, Globo e CBF começou no último dia 20 de outubro, quando a emissora carioca perdeu, seu poder sobre o futebol brasileiro. Após um longo processo administrativo do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) foi determinado que o Clube dos 13 começase a realizar leilão pelo direito de transmissão do Brasileirão de forma igualitária a partir de 2012.
O Cade derrubou a cláusula de exclusividade que a Globo tinha para compra do direito de transmissão. A maioria dos conselheiros foi contra a preferência dada à Rede Globo pelo Clube dos 13, alegando a prática de cartel.
Mais din din no caixa!
Com o fim do monopólio da Globo, o Clube dos 13 começou arquitetar formas para lucrar mais com as transmissões a partir de 2012. Os novos contratos devem render aos clubes valores de até R$ 4 bilhões.
A idéia da entidade que cuida dos interesses dos 20 principais clubes do país é fazer concorrências individuais nas diversas mídias. Dessa forma, a partir do Brasileirão 2012 serão negociadas separadamente os direitos de TV aberta, TV fechada, sistema pay-per-view, internet, telefonia, vendas internacionais e publicidade estática.
Com a decisão do Cade, algums emissoras concorrentes já começaram a manifestar interesse nos direitos de transmissão. Na TV aberta, dois exemplos são Record e RedeTV!, enquanto na fechada é a ESPN que disputaria espaço com a Sportv, da Globo.
O acordo atual, que vigora de 2009 a 2011, garantiu aos clubes da elite nacional o valor de R$ 1,5 bilhão no período. Apesar da disputa, o C13 ainda pretende dar crédito à Globo pela parceria de longos anos e por conta da audiência. Com isso, os concorrentes terão de oferecer uma proposta mínima 10% superior à emissora.
Fonte: Portal FI
Por Joulle