sábado, dezembro 11, 2010

EM CLÁSSICO MINEIRO PELA SUPERLIGA, MONTES CLAROS RECEBE CRUZEIRO EM CASA

Cruzeiro e BMG/Montes Claros estão fazendo bonito na Superliga 2010/2011. Os dois times perderam apenas uma vez na competição. O primeiro foi derrotado pelo Sesi-SP e o segundo, pelo Vôlei Futuro. Neste sábado, às 19h30, no Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros, as equipes estarão frente a frente no clássico mineiro da décima rodada.
Para o Cruzeiro, esta será a chance de fazer a sena. Depois de superar Pinheiros/Sky, Santo André/Spread, Londrina/Sercomtel, São Caetano/Tamoyo e BMG/São Bernardo, o time celeste pode conquistar a sexta vitória consecutiva.
"Tem tudo para ser um grande clássico. O Montes Claros é uma equipe muito regular. O Rodriguinho distribui bem o jogo. Temos que sacar bem para quebrar o passe adversário e tirar a bola das mãos do levantador", disse o ponteiro Léo Mineiro, que depois de uma temporada no voleibol russo, voltou ao time celeste.
"Enfrentar o Montes Claros é sempre muito difícil. É um time novo, mas que já conquistou seu espaço no cenário nacional. Joguei contra eles no Campeonato Mineiro e sei que a torcida é grande e lota o ginásio. Vai ser um jogo complicado, mas acredito muito no nosso trabalho", completou o atacante, campeão estadual com o Cruzeiro.
Técnico do Montes Claros, equipe que soma oito vitórias em nove jogos, Talmo de Oliveira também espera um confronto complicado. "Já se tornou um clássico do voleibol mineiro e nacional. São duas equipes fortes e que estão muito bem na competição. Esperamos conseguir mais uma vitória em casa. Para isso, temos que ter regularidade, como tivemos ontem contra o Minas", comentou Talmo, que depois de três anos no clube celeste passou a treinar o Montes Claros no ano passado.
Fonte: Superesportes.com
Por Joulle

BRASIL E ESPANHA SE UNEM PARA DIFUNDIR O FUTSAL

Alcobendas (ESP) - Uma união de forças entre o Brasil e a Espanha promete impulsionar a prática do futsal no mundo. Nesta sexta-feira (10/12), dirigentes das duas modalidades estiveram reunidos no país europeu para assinar um convênio de colaboração que tem como objetivo desenvolver a modalidade pelo mundo.
Estiveram presentes na reunião os presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), Aécio de Borba Vasconcelos, da Liga Nacional de Futebol de Salão da Espanha, Javier Lozano, e do Comitê Nacional de Futebol de Salão da Real Federação Espanhola de Futebol, Antonio Escribano.
Os três assinaram o documento, que prevê medidas para desenvolver o futsal pelo mundo. Dentre elas, estão a criação de desafios esportivos entre os dois países em várias categorias, apoiar na formatação de novas competições oficiais e unificação de regras entre a RFEF, a CBFS e a Fifa. O presidente da entidade brasileira comemorou o apoio da Espanha.
“O Brasil sempre sonhou em ter a Espanha como aliada para difundir o futsal no mundo. Tivemos algumas dificuldades com dirigentes anteriores, mas ficamos muito felizes com a visita do nosso amigo Javier Lozano ao Brasil. Com esse acordo, tem início uma nova linha de ação para que esses objetivos cheguem ao sucesso. Também estamos muito satisfeitos com a presença da RFEF, que cuida tão bem desse esporte”, afirmou.
Por sua vez, o dirigente da RFEF destacou a importância do convênio para o futsal mundial. “São as primeiras bases para um entendimento entre as duas potencias máxiamos do futsal e coloca em marcha um projeto mais ambicioso, pois é ponto de partida para outros projetos maiores como o esporte ser olímpico, o Mundial Feminino e outras competições”, argumentou.
Já Javier Lozano destacou que o acordo não é válido só para Brasil e Espanha, mas também para outras associações que queiram contribuir. “É uma porta aberta para quem quiser se vincular e ajudar a vivenciar o futsal dia a dia”, afirmou.
Lozano também agradeceu o empenho da CBFS. “Quando expus esse projeto, não duvidaram um segundo sequer. Ambos tivemos muita vontade de colocar em marcha o projeto e agora é só começar a trabalhar”, ressaltou.
Fonte:CBFS
Por Joulle

CONCEIÇÃO DO COITÉ EM BUSCA DO PENTA

Finalista do Intermunicipal 2010 a seleção de Conceição do Coité entra em campo no próximo domingo contra Porto Seguro buscando a conquista do penta-campeonato. Na competição o time do sisal tem uma campanha invejável.
Conceição do Coité possui o melhor ataque da competição. Foram 50 gols marcados em 18 jogos, uma média de 2,7 por jogo. O artilheiro do Intermunicipal é Pim, que balançou as redes 23 vezes.
A seleção da região do Sisal ainda foi responsável pela maior goleada da competição, 7 x 0 no selecionado de Mairí, além disso aplicou 6 x 0 em três oportunidades (Alagoinhas, Retirolândia e Itiruçu) e na semifinal fez 7 x 1 em Coarací.
Conceição do Coité x Porto Seguro começam a decidir quem conquista o título do Intermunicipal 2010 no estádio municipal de Coité. A partida está confirmada para o próximo domingo (12), às 15:00.
Fonte: Eunoesporte.com
Por Joulle

MACAÉ É CAMPEÃO ESTADUAL NO RJ

O Macaé é o campeão carioca de 2010. Nesta sexta-feira (10/12), o time venceu o Poker/PEC por 1 a 0, na prorrogação, após ter perdido no tempo normal por 3 a 2, no Ginásio da UCP, em Petrópolis (RJ). No primeiro jogo, em Macaé, o time da Região dos Lagos havia vencido por 4 a 2.
Os petropolitanos entraram em quadra dispostos a reverter a vantagem macaense do empate. O time entrou com muita disposição e abriu 2 a 0 no placar, sendo absoluto em quadra. Logo no início do segundo tempo, Vander Carioca ampliou e mantinha o Poker/PEC como dono do jogo.
O grande esforço do início da partida acabou pesando no final do tempo normal, quando começou a reação do Macaé. Wílson marcou duas vezes, mas não conseguiu fazer com que o time resolvesse o título sem a necessidade do tempo extra.
Na prorrogação, Fabrício abriu o placar para os macaenses logo no início. A partir daí, o Poker/PEC atacou de todas as formas, com Rodriguinho e Cupim como goleiros-linha, mas sem sucesso.
Cupim, o capitão do Poker/PEC, parabenizou o título do adversário e reconheceu que a equipe petropolitana perdeu o foco na reta final da temporada. “Apesar de toda a nossa campanha, o título foi justo para Macaé. Nosso time está em um momento perigoso. Fizemos uma ótima temporada e a equipe já se considerava campeã de tudo. Mas jogo se ganha jogando. Não seremos campeões sem entrar em quadra. É um momento para se refletir”.
O artilheiro Vander Carioca também lamentou o título perdido. “Eu queria ser campeão no meu estado após tanto tempo jogando longe de casa. Fica para o ano que vem”, finalizou o pivô.
Fonte:CBFS
Por Joulle

EUNÁPOLIS E PAULO AFONSO NESTE SÁBADO

Não vai sobrar emoção neste sábado (11), na cidade de Eunápolis, extremo sul da Bahia, onde será realizada a primeira partida da grande decisão do Campeonato Baiano de Futsal. A disputa pelo título envolve duas belíssimas equipes do futsal baiano e até mesmo do norte – nordeste, de um lado Eunápolis que busca a hegemonia e também o penta campeonato estadual.
Após ficar fora da competição por vários anos e com isso praticamente o time ter acabado os desportistas de Paulo Afonso se uniram e foi até o prefeito solicitar apoio financeiro e também logístico, em resposta o gestor comprometido com o esporte local acabou firmando um convênio para manter a equipe. Então foi criado o Paulo Afonso Futsal Clube, ou seja, essa equipe começou do zero e busca o seu primeiro título baiano.
A partida será disputada no Ginásio de Esportes Antonio Carlos Magalhães, no bairro Centauro. De acordo com os diretores da Seleção e Eunápolis, o preço do ingresso será apenas de R$ 3,00 e será vendido apenas na hora no local do jogo.
A caminhada para a conquista do penta campeonato para os eunapolitanos começa neste sábado (11), sem dúvida o apoio e o incentivo do torcedor é fundamental e importante nesta hora. Por isso o portal esportivo eunoesporte.com, considerado pelos internautas uma revista eletrônica, tem a honra de convidar todos para lotarem as dependências do Ginásio de Esportes e soltar o grito incentivando Eunápolis do início ao fim.
A decisão do campeão baiano da temporada está confirmada para este sábado (11), em Eunápolis. A partida de volta acontece no sábado seguinte, dia (18), em Paulo Afonso, onde será conhecido definitivamente o campeão.
A NOSSA ALEGRIA ESTÁ DE VOLTA! EUNÁPOLIS X PAULO AFONSO – SEU CORAÇÃO VAI BATER MAIS FORTE NESTA DECISÃO.
Fonte: Eunoesporte.com
Por Joulle

PAULO AFONSO TREINOU ONTEM EM EUNÁPOLIS

Lutando pela conquista inédita pelo título do Campeonato Baiano de Futsal, o Paulo Afonso Futsal Clube, chegou á cidade de Eunápolis no extremo sul baiano na tarde desta quinta-feira (9).
Após um merecido descanso para relaxar a viagem de 14 horas, o experiente técnico Júnior, comandou na noite desta quinta-feira, o seu primeiro treino de reconhecimento do Ginásio de Esportes Antonio Carlos Magalhães. Nesta mesma praça esportiva o Esporte Clube Paulo Afonso derrotou Eunápolis em 2005 e conquistou o título do baiano, será que esse fato se repetirá novamente? Os eunapolitanos com certeza querem vencer bem e decidir o título dentro de Paulo Afonso.
A estrutura que o Paulo Afonso Futsal Clube, tem é invejável, nossa equipe de reportagem esteve acompanhado e pelo jeito o torcedor eunapolitano pode se preparar porque será o verdadeiro clássico do ano. O elenco de Paulo Afonso é muito bom, sendo que o de Eunápolis é excelente e que vença o melhor.
A delegação do Paulo Afonso Futsal Clube, que chegou á Eunápolis nesta quinta-feira (9), está hospedada no Hotel Portal. O time volta a treinar nesta sexta-feira (10) e no sábado (12), fará um recreativo visando a decisão a noite.
Fonte: Eunoesporte.com
Por Joulle

BRASIL É O PRIMEIRO CAMPEÃO DO MUNDIAL FEMININO

Alcobendas (ESP) - Há um novo campeão mundial no Brasil. É a Seleção Feminina de Futsal, que, neste sábado (11/12), derrotou Portugal por 5 a 1 na final do Torneio Mundial de Futsal Feminino, disputado na Espanha. As brasileiras foram superiores durante todo o jogo e não deram chances às adversárias na partida disputada no ginásio Poliesportivo José Caballero, na cidade espanhola de Alcobendas.
A vitória coroa a melhor campanha da competição. Foram quatro vitórias e um empate nos cinco jogos disputados, com 39 gols marcados e apenas três sofridos. Além disso, o Brasil termina como a única equipe invicta do torneio.
Foi um início de muito estudo das duas partes. Porém, o time brasileiro, mais tranqüilo, conseguiu imprimir o seu estilo de jogo aos poucos e controlou a partida. Com forte marcação, a equipe verde e amarela sufocava Portugal na defesa e evitava os ataques das adversárias.
Aos 4min49, a estratégia funcionou pela primeira vez. A pivô Lú e a ala Vanessa conseguiram roubar a bola na defesa brasileira e ficaram sozinhas com uma defensora portuguesa. As duas trocaram passes, e Vanessa finalizou cruzado. A bola encontrou Lú, que tocou para as redes e abriu o caminho da vitória brasileira. O Brasil seguiu melhor e teve chances de ampliar, mas parou nas defesas da goleira lusitana Ana Pereira.
Com uma atuação defensiva beirando a perfeição, o Brasil usou mais uma vez a estratégia de pressionar no campo adversário. Aos 17min03, a fixa Cilene marcou forte e acabou roubando a bola, saindo sozinha na frente da goleira portuguesa. Com um toque, ela ajeitou a bola e chutou rasteiro para marcar o segundo e fechar o placar da primeira etapa em 2 a 0.
Segundo tempo
No segundo tempo, Portugal teve que voltar mais ofensivo, mas o Brasil não deu tempo ao adversário para reagir. Aos 21min59, o time português saiu jogando errado e Lú roubou a bola. Com um drible curto, ela tirou uma adversária da jogada e finalizou com tranqüilidade para marcar o terceiro.
Aí, Portugal abriu-se de vez, deixando espaço para o time brasileiro. O jogo ficou aberto, e os dois times criaram muitas chances, mas as goleiras seguraram o placar. Do lado brasileiro, Jozi foi decisiva em pelo menos três lances e evitou o primeiro gol lusitano. Já a arqueira do time europeu, Ana Pereira, seguiu sendo a melhor jogadora da equipe e também salvou sua equipe.
Só que, aos 33min44, Jozi nada pôde fazer quando a portuguesa Catarina Silva apareceu livre na área para completar cruzamento, diminuindo o placar e recolocando Portugal no jogo. Pressionado, o Brasil conseguiu se defender enquanto procurava nos contra-ataques oportunidades de ampliar o marcador.
Aos 38min35, a chance surgiu em uma cobrança de lateral rápida, que parou nos pés de Vanessa. Ela chutou de primeira e fez o quarto do time brasileiro, trazendo alívio ao time. Valente, Portugal ainda lutou, mas, a dois segundos do fim, a ala Jéssika saiu sozinha com o gol vazio e só tocou para decretar a vitória por 5 a 1 e o primeiro título mundial para a Seleção Feminina.
Ficha técnica
Brasil 5x1 Portugal
Local: Ginásio José Caballero – Alcobendas (Espanha)
Horário: 16h30 horas (horário local - 13h30 horário de Brasília)
Árbitro principal: Francesca Muccardo (Itália)
Árbitro auxiliar: Francisco Peña Diaz (Espanha)
Brasil: Jozi, Valéria, Taty, Vanessa e Lú -Entraram: Cilene, Jéssika, Jessiquinha e Ju Delgado - Técnico: Vander Iacovino
Portugal: A. Pereira, I. Fernandes, R. Martins, A. Azevedo e D. Ferreira -Entraram: S. Coelho, S. Vieira, C. Silva, M. Vieira, M. Martins e P. Magalhães -Técnico: Jorge Braz
Gols
Brasil: Lú (4:49); Cilene (17:03), Lú (21:59), Vanessa (38:35) e Jéssika (39min58)
Portugal: Catarina Silva (33:44)
Cartões
Brasil: --
Portugal: Ana Azevedo e Catarina Silva (amarelos)
Fonte: CBFS
Por Joulle

AGASSI E GUGA: UMA CELEBRAÇÃO AO TÊNIS

Ídolos do tênis voltam a se enfrentar dez anos após o brasileiro assumir topo do ranking da ATP

SÃO PAULO - Palco de shows memoráveis e grandes momentos do esporte brasileiro, o Maracanãzinho vai receber neste sábado, 11, às 20 horas, o desafio entre duas estrelas mundiais do tênis: os lendários Gustavo Kuerten e Andre Agassi. O jogo não vale título ou posições no ranking, mas é atrativo. Afinal, os dois astros aposentados voltam a se enfrentar dez anos após a final da Masters Cup de Lisboa, no qual Guga assumiu a liderança do ranking da ATP ao derrotar o próprio Agassi com um triplo 6/4 na decisão.
A expectativa é de ginásio lotado. Os ingressos para oito setores já estão esgotados. Sobraram apenas os bilhetes mais caros, com valores a partir de R$ 90 (meia-entrada). A cada ponto de saque no jogo-exibição, as crianças carentes têm motivo para festejar em dobro. Até porque, a cada ace, os tenistas vão doar R$ 1 mil para instituições de caridade. A empresa organizadora do evento anunciou que vai fazer a mesma contribuição.
"Assim, decidimos que vamos deixar todas as bolas passarem", brincou o norte-americano Andre Agassi, em coletiva realizada na manhã de ontem no Maracanãzinho. Depois de conceder rápida entrevista, ele eternizou suas mãos na Calçada da Fama do ginásio. Repetiu o gesto já feito por Guga, pelo brasileiro Thomaz Koch, pelo russo Marat Safin, entre outros.
"O Brasil é uma parte importante da história do tênis. Venci aqui e a torcida comemorou comigo, por isso adquiri um carinho pelo povo daqui desde então", contou Agassi, recordando-se da sua primeira visita ao País, em 1987. Na época, com 17 anos, conquistou seu primeiro título profissional, o do Torneio de Itaparica, na Bahia.
Dali em diante, decolou na carreira. Ganhou oito Grand Slams - quatro Abertos da Austrália, dois Abertos dos Estados Unidos, um em Wimbledon e outro em Roland Garros -, fama, dinheiro e serviu de inspiração para Guga, com quem conserva uma relação de amizade.
Em sua primeira viagem aos Estados Unidos, o ex-tenista brasileiro comprou uma camisa laranja e um tênis verde limão iguais ao do ídolo. "Ele é um cara que me inspirou muito. É um grande exemplo para mim", destacou. A admiração é recíproca.
Descontraído, Agassi disse que não é só a torcida brasileira que vai torcer por Guga hoje à noite. "Farei isso também porque ele é uma pessoa especial. Tivemos uma grande história juntos, hora com vitória dele, hora minha. Somos amigos e adversários."
A semelhança entre eles vai além disso. Cada um toca, em seu país, um projeto social com crianças e jovens carentes. "Sempre amei o Brasil, seu povo, sua paixão e sua capacidade de usar o esporte para educar crianças. O Brasil é uma enorme inspiração mundial nos esportes".
Na primeira vez que veio ao País, Agassi ficou encantado com a beleza das mulheres. Agora a situação é diferente - ele está casado com a ex-tenista Steffi Graf e é pai de dois filhos. "Não olho mais as mulheres. Essa parte da minha vida acabou. Até que desliguem as câmeras, aí eu observo algumas delas", afirmou, sorrindo em seguida.
Horas antes do jogo festivo, a ser decidido em melhor de três sets, dois dos maiores tenistas de todos os tempos vão comandar uma clínica para 50 meninos e meninas. Eles já duelaram onze vezes pelo circuito profissional, com sete vitórias de Agassi. A promessa é de uma partida histórica, repleta de lances bonitos. Perfeito para quem ama o tênis.
Fonte: Estadão.com
Por Joulle

COLÉGIO ATUAL DE PERNAMBUCO PERDE E DÁ ADEUS AO SONHO DO OURO NAS OLIMPÍADAS ESCOLARES

Meninos não estiveram num dia inspirada e acabaram eliminados pelo Colégio Ápice, de Minas Gerais. Agora, vão brigar pelo bronze

Goiânia - Em um dia pouco inspirado tanto individual quanto coletivamente, o basquete masculino do Colégio Atual deu adeus ao sonho do título nas Olimpíadas Escolares. Os pernambucanos até tentaram equilibrar as forças contra os mineiros do Colégio Ápice, mas a partir do terceiro quarto o adversário começou a abrir uma larga vantagem. A vitória por 77 a 48 classificou Minas Gerais para a grande final deste domingo. O adversário saíra do confronto entre o Colégio Pessoa (SP) x Dorotéia (DF).
Os cinco pontos de diferença em favor do Ápice ao final do primeiro tempo mantinham a esperança de uma virada. Até porque, não fossem os erros bobos cometidos pelos pivôs, o Atual poderia ter ido para o intervalo na frente. No início do terceiro quarto, a vantagem mineira diminiu para três pontos. Foi quando o armador Artuzinho precisou sair de quadra, lesioando. Justamente nesse momento, o time pernambucano começou a desandar. Mais do que em problema tático ou técnico, a ausência do companheiro mexeu com o psicológico da equipe.
A partir daí, o Ápice aproveitou os espaços cedidos e passou a impor um ritmo alucinante. No fim, a vitória por 29 pontos de vantagem superou consideravelmente a do dia anterior, quando o Atual perdeu por 17 pontos para o Doroteia (DF), considerado melhor tecnicamente que o time mineiro.
Campeão em 2005 na categoria mirim (12 a 14 anos), o técnico Carlos Romero, o Louro, tinha total consciência da dificuldade em passar à final. Na noite anterior, ele já havia apontado o adversário como favorito. Neste domingo, o Atual encerra sua participação com a disputa da medalha de bronze.
Fonte: Superesportes.com
Por Joulle

FLAMENGO DIZ QUE WILLIANS NÃO ESTÁ A VENDA E FALA SOBRE LÉO MOURA E JUAN

Clube se manisfetou através de nota oficial para comunicar que Juan está fora

Em nota oficial, a diretoria do Flamengo comunicou que o lateral-esquerdo Juan não renovou contrato com o clube. Sendo assim, o jogador está livre para negociar com qualqer outro time, sem a necessidade de pagamento da multa recisória.
O Flamengo também se pronunciou sobre Willians e Léo Moura. O primeiro não está a venda, enquanto o lateral-direito ainda tem contrato com o clube por mais um ano.
O Clube de Regatas do Flamengo não chegou a um acordo com relação à prorrogação do contrato do atleta Juan. O assunto está entregue ao Departamento Jurídico do clube. A respeito do jogador Willians, o clube esclarece que ele não está à venda e tem contrato até o dia 31 de dezembro de 2014.
Já sobre a situação de Léo Moura, o Flamengo também esclarece que o jogador tem contrato até o dia 31 de dezembro de 2011. Vale ressaltar que a comissão técnica conta com os dois atletas para a próxima temporada.
Fonte: Superesportes.com
Por Joulle

MARTA: 'AINDA SONHO COM MUNDIAL E OLIMPÍADA'

MARTA, Eleita melhor do mundo nos últimos 4 anos, mas não satisfeita

Marta Vieira da Silva, 24 anos, a Rainha Marta, desfila sua arte nos campos do Pacaembu até domingo, na disputa do Torneio Cidade de São Paulo. Mas também tem compromisso importante em janeiro: pode ser coroada, pela 5.ª vez consecutiva, a melhor jogadora de futebol do planeta. Nesta entrevista, dada ao Estado minutos antes de assinar novo contrato com o Santos, a camisa 10 da seleção fala da carreira, da temporada no futebol americano (onde foi campeã) e do futuro. Deixa no ar a possibilidade de parar antes de 2016. Para ser mãe? Quem sabe?
Pode conquistar o título de melhor do mundo pela 5ª vez. Como é estar de novo na luta pelo prêmio?
Desta vez estou mais tranquila. Por ter passado por essa situação várias vezes, acho que acabei me acostumando. Mas, se me conheço bem, sei que quando começar a ficar mais perto, vou ficar nervosa como sempre. É sempre como se fosse a primeira vez. Sempre penso: "Quem não gostaria de estar no meu lugar?" Acho que é isso: Quando você conquista algo quer conquistar novamente.
O que você quer conquistar?
Tenho o sonho de conquistar um Mundial e uma Olimpíada com a seleção brasileira. Individualmente, já consegui vários êxitos. Foram muitos prêmios individuais que, no meu ponto de vista, não deixam de ser coletivos, por causa do esporte que eu pratico. Sempre acrescento minhas companheiras e as pessoas que trabalham comigo como peças principais.
Em 2011, o Brasil disputa outro Mundial e acabou de conquistar o título sul-americano. É bom sinal?
Sem dúvida. Nossa equipe tem muitas meninas novas, algumas peças mudaram, mas o nível é o mesmo. Temos agora o Torneio Cidade de São Paulo, outra oportunidade de trabalhar um pouco mais a equipe. No ano que vem também tem o Pan. São várias competições que a gente vai disputar para que justamente na Olimpíada a seleção possa chegar bem.
Que tipo de mudanças você percebe no futebol feminino?
Minha primeira participação na seleção foi em 2002 e acho que o esporte cresceu em todos os sentidos. A gente tinha jogadoras talentosíssimas na época em que comecei, mas a mentalidade era diferente. Hoje temos mais profissionalismo. E a mudança também veio do povo brasileiro, principalmente depois da prata na Olimpíada de Atenas (em 2004). As pessoas começaram a prestar mais atenção. Várias meninas pequenininhas querem jogar futebol. Virou algo natural.
Como é ter ajudado a derrubar um pouco do preconceito?
Quando comecei, não havia equipes de futebol feminino na minha cidade, então eu tinha que jogar com os meninos. Era rejeitada, ninguém aceitava, a cidade inteira falava, era meio chato. Minha família ouvia, mas não tinha como me controlar. Só com 14 anos, quando fui para o Rio, é que parei de jogar entre os homens.
Acho que a minha trajetória, desde o começo até onde estou agora, é um exemplo para todo mundo.
Antes Dois Riachos não tinha time de mulher. Agora tem?
Agora tem! E não só um, mas vários! É de soçaite, mas já é uma grande coisa. Às vezes ela jogam em campos grandes, juntam todas em um time só contra times de outras cidades. E existem até campeonatos!
E você é madrinha dos times?
Ah, sou uma representante, né? Procuro ajudá-las, apesar de ser um pouco complicado. As meninas já têm certa idade, algumas se casaram, têm filhos, mas não deixaram de ver o futebol como algo positivo. Sempre que vou lá a gente se encontra, lembra dos velhos tempos. E é interessante... Quando eu jogava lá, elas só queriam saber de handebol, nada de futebol. Mas hoje o esporte mais praticado lá é o futebol.
Como foi se tornar embaixadora da ONU?
A nomeação é recente, mas já conversávamos havia três anos. Não ocorreu na época porque o futebol feminino não tinha muita visibilidade. Mas aí vem a história de vida e eles começaram a enxergar de forma diferente. Esse título é um dos mais importantes que eu já tive. A minha função é batalhar contra a pobreza e pelo direito das mulheres. São duas coisas que realmente vivi.
Você jogou nos EUA nos dois últimos anos e os dois times fecharam. Por quê?
Pois é... As meninas (da seleção) até brincam sobre isso. Meu primeiro clube, o Los Angeles Sol, perdendo o título na final e, no meu ponto de vista, o grupo que mantinha a equipe se precipitou, porque fechou a equipe. Aí fui para o Gold Pride e o time não conseguiu se manter por falta de patrocínio. Fizemos uma campanha excepcional, fomos campeãs e novamente eu fui a artilheira e melhor jogadora. Em relação ao meu trabalho, dentro de campo, a experiência nos EUA é 100% positiva.
Você jogará no Santos no começo de 2011. E sai para a Europa?
Tenho mais um ano de contrato com a Liga Americana Preciso achar outro time. Mas não descarto nenhuma possibilidade.
O que planeja para a carreira? E, após o fim dela, já pensa nisso?
Penso, apesar de saber que posso jogar mais uns anos. Quero jogar o Mundial, a Olimpíada e, quem sabe, 2016... Quem sabe? Mas já há algo que eu gostaria de fazer quando parar. Quero fazer escolinha de futebol em Dois Riachos, uma instituição. Por enquanto, está difícil. Faltam recursos e pessoas.
Por que não tem certeza de 2016? Você só vai ter 30 anos...
Ah, não sei, ué... (risos). Até lá, vamos ver... Espero jogar. Tem que estar bem fisicamente... Mas e daí? E se eu quiser ter um filho? Não sei, né...
Fonte: Estadão.com
Por Joulle

CONCA RENOVA O CONTRATO COM FLUMINENSE POR MAIS CINCO ANOS

'Estou muito feliz por tudo ter dado certo', resume o meia-atacante argentino, que fica até 2015

RIO - A diretoria do Fluminense anunciou nesta sexta-feira a renovação do contrato do meia Conca por cinco anos. Principal jogador do time na campanha vitoriosa no Campeonato Brasileiro 2010, o argentino ficará no clube carioca até dezembro de 2015.
O acerto foi definido em reunião que contou com o jogador, o vice-presidente de Futebol Alcides Antunes e Celso Barros, presidente da Unimed, patrocinadora do Fluminense. Satisfeito com o acordo, Conca comemorou a permanência nas Laranjeiras.
"É mais uma felicidade que o Fluminense me dá. O Celso e o Alcides foram muito legais, entenderam a minha vontade de permanecer no clube e ajudaram nessa permanência, são duas pessoas maravilhosas. Estou muito feliz por tudo ter dado certo. Quero continuar no Fluminense por muito tempo, representando essa torcida maravilhosa", declarou.
Conca chegou ao Fluminense em 2008 para a disputa da Copa Libertadores, quando o time foi vice-campeão. Desde então, o argentino vem se destacando na equipe titular. Neste ano, foi fundamental na conquista do Brasileirão. Conca recebeu os prêmios da CBF de Melhor meia esquerdo do campeonato, Craque da competição e Craque da galera.
Fonte: Estadão.com
Por Joulle

JOÃO VITOR MENDES CONQUISTA MEDALHA PARA BAHIA NAS OLIMPIADAS ESCOLARES EM GOIÂNIA

O estudantre João Vitor Mendes, de 16 anos, conquistou a primeira medalha para a Bahia nas Olimpíadas Escolares deste ano. A competição é disputada no ginásio do SESI Ferreira Pacheco, em Goiânia, Goiás.
Os atletas baianos participam do evento com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). São 132 estudantes e 12 modalidades em disputa: ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo, atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Natural da cidade de Mata de São João e radicado em Dias D Ávila, João não esconde a emoção de faturar a medalha de prata na categoria leve de taekwondo, depois de ganhar três lutas consecutivas até chegar a final e perder por um placar apertadíssimo (8 x 7). “Estou muito satisfeito com o resultado, agradeço muito a todos que me apoiaram: professor, técnico, meus pais, e a instituição que me trouxe até aqui, Sudesb. Desejo que esta competição seja a primeira de muitas que irei participar”, disse João Mendes.
A premiação do baiano foi comemorada com emoção, lágrimas nos olhos e gritos de campeão, pelos seus colegas, técnico e professor. “João treina comigo desde a faixa branca. São duas horas por dia de treino pesado, cinco vezes por semana. E agora estou presenciando o reconhecimento do nosso trabalho”, destacou o professor Uindson Nogueira.
ATLETISMO - A Bahia também foi destaque no atletismo. Seguindo o exemplo de seu pai, Herval Souza, campeão de atletismo sul-americano em 1978, bicampeão brasileiro em 1978 e 79, a atleta Gabriela Vita, mais uma vez deixou a sua marca nas Olimpíadas Escolares. Neste sábado (4), na primeira etapa realizada pela manhã na pista de atletismo da PUC (Pontifícia Universidade Católica), a atleta foi classificada para a semifinal dos 100 metros rasos. À tarde, na segunda etapa, Gabriela foi classificada para a final da prova, que será realizada neste domingo (5). Em 2007, Gabriela ficou com ouro. “Além da classificação de Gabriela, os atletas Douglas e Gustavo se destacaram no arremesso de peso e 400 metros , pois, mesmo não conseguindo chegar à final, fizeram as suas melhores marcas pessoais”, afirmou o técnico Herval Souza Filho.
Fonte: Blog XiqueSampa
Por Joulle

BASQUETE DO COLÉGIO ATUAL DE PERNAMBUCO CLASSIFICADO EM GOIÂNIA

Apesar da derrota, meninos estão na semi. Já o feminino evitou o rebaixamento

Goiânia - A sexta-feira teve um saldo extramemente positivo para o basquete de Pernambuco nas Olimpíadas Escolares. Mesmo com a derrota para o Dorotéia (DF), por 67 a 49, o time masculino do Atual garantiu a classificação para as semifinais como melhor segundo colocado. Já as meninas, também do Colégio Atual, evitaram o rebaixamento com a vitória sobre o Colégio Darwin (CE), por 52 a 48. Se tivessem perdido, em vez da Divisão Especial, Pernambuco disputaria a primeira divisão em 2011.
No masculino, o adversário do Atual na semi será o Sistema Ápice de Ensino (MG). O ténico Carlos Romero, o Louro, ficou satisfeito com o resultado do sorteio. A outra possibilidade seria o forte Colégio Pessoa (SP), da cidade de Franca. Apesar de considerar o adversário favorito, Louro acredita que contra os mineiros aumentam as chances de Pernambuco chegar à grande final. De qualquer forma, ficar entre os quatro melhores na Divisão Especial, elite dos jogos, já pode ser considerado um bom resultado.
No jogo desta sexta, apesar da derrota, o desempenho da equipe agradou o treinador. A diferença no terceiro quarto chegou a ficar de apenas três pontos. No último, porém, já sem o pivô Fernando durante a maior parte do tempo, o Atual não conseguiu segurar o adversário. Destaque do time, Fernando deixou a quadra com cãimbras.
"Acho que fizemos um bom jogo. Nossos atletas são bem menos rodados que os de Brasília, e acho que isso acabou pesando nos momentos decisivos", avaliou Louro. De fato, o Dorotéia conta com seis jogadores da seleção de Brasília, vice-campeão no último brasileiro de seleções.
Fonte: Diário de Pernambuco
Por Joulle

PORTUGAL SURPREENDE ESPANHA E FAZ FINAL COM BRASIL

Alcobendas (ESP) - Portugal será o adversário do Brasil na final do I Torneio Mundial de Futsal Feminino. Nesta sexta-feira (10/12), na cidade espanhola de Alcobendas, o time lusitano não se importou com o ginásio Poliesportivo José Caballero lotado e derrotou a Espanha por 4 a 3 na segunda semifinal da competição.
Agora, as portuguesas reencontrarão o Brasil na decisão da competição, pois, na primeira fase, os dois times empataram por 2 a 2. A final do Mundial Feminino será realizada neste sábado (11/12), às 16h30 (horário local – 13h30 no horário de Brasília), no ginásio José Caballero.
A Espanha tomou a iniciativa da partida, mas as portuguesas eram mortais nos contra-ataques. Com três minutos, Inês Fernandes abriu o placar e, um minuto depois, Ferreira ampliou a vantagem para o time lusitano. A Espanha se assustou com os dois gols, mas esboçou reação aos 14 minutos com um gol de Natália.
Na segunda etapa, empurradas pela torcida, as espanholas foram para o ataque, mas não marcaram por causa das boas defesas da goleira Ana Pereira. E, aos 28 minutos, Ana Azevedo aproveitou contra-ataque para aumentar a vantagem portuguesa.
Sem alternativa, a Espanha foi ao ataque e pressionou e, aos 35 minutos, Natalia descontou para a Espanha. Pressionando com a goleiro-linha, o time da casa tentou, mas não conseguiu o empate e, no último minuto sofreu o quarto gol, marcado por Rita Martins. Valente, as espanholas ainda fizeram o terceiro a 30 segundos do fim com Iturriaga, mas não havia mais tempo e a vaga ficou mesmo com Portugal.
Fonte: CBFS
Por Joulle

BRASIL VENCE RÚSSIA E ESTÁ NA FINAL DO MUNDIAL FEMININO

Alcobendas (ESP) - O Brasil está na decisão do I Mundial Feminino. Com uma atuação segura, a Seleção Feminina não chances à Rússia e venceu por 4 a 0 a semifinal realizada nesta sexta-feira (10/12), no Pavilhão Jorge Garbajosa, na cidade espanhola de Torrejón de Ardoz. O grande trunfo brasileiro no jogo foi o bom toque de bola e a velocidade, necessários para superar a forte defesa russa.
O adversário do Brasil será Portugal, que derrotou a Espanha por 4 a 3 no ginásio Poliesportivo José Caballero, em Alcobendas. O confronto que decidirá o campeão do torneio será realizado neste sábado (11/12), às 16h30 (horário local - 13h30 no horário de Brasilia), também em Alcobendas.
Autora do segundo gol na vitória, a ívô Lu destacou o bom comportamento da equipe na partida.
"Entramos muito concentradas e focadas no jogo, sabendo que seria muito facil e hoje o time se portou muito bem. Soube atacar quando foi preciso, mas também soube se defender. Não demos muita chance de contra-ataque e fomos muito eficientes lá na frente", analisou ela.
O jogo
Os primeiros minutos foram equilibrados, mas aos poucos, o Brasil controlou a posse de bola e dominou a partida. No entanto, a defesa russa esteve bem postada e só permitiu arremates de longe. Paciente, o time brasileiro insistiu até que, aos 13min15, a ala Vanessa recebeu bom passe na entrada da área e tocou rasteiro para abrir o placar. No restante da etapa, o timebrasileiro administrou e levou a vantagem para o intervalo.
No segundo tempo, as russas começaram mais ofensivas, mas o Brasil respondeu à pressão adversária com um gol aos 22min38. Em rebote da defesa européia, Vanessa chutou rasteiro e a pivô Lu desviou com o pé, enganando a goleira Rogovskaya e aumentando a vantagem brasileira.
O gol deixou a Rússia ainda mais no ataque, o que forçou o Brasil a jogar defensivamente. Aos 25min, a goleira Jozi saiiu para afastar a bola e chocou-se com uma adversária. A arbitragem viu falta no lance e anotou o pênalti. Antes da cobrança, a arqueira Giga Paraná, que estava no banco, entrou só paratentar a defesa. Tranquila, ela esperou a batida da russa Tatiana e pulou no canto certo para evitar o gol.

A defesa de Giga deu novo ânimo ao Brasil, que passou a atacar mais. Aos 27min20, o time verde e amarelo encaixou contra-ataque rápido e chegou ao terceiro gol. Em boa troca de passes, a bola ficou com a fixa Cilene, que deu um toque sutil para vencer a goleira russa e deixar o time bem próximo da final.
Sem alternativa, a Rússia lançou-se ao ataque. Inteligentemente, o Brasil posicionou-se na defesa e começou a explorar os espaços na defesa adversária. Quando o timerusso chegava com perigo, a goleira Jozi, bem posicionada, fazia defesas importantes e segurava o placar.
Aos 34min42, o Brasil conseguiu encaixar outro contra-ataque rápido, mas a defesa russa parou com falta o time brasileiro. Na cobrança, Vanessa chutou forte, a bola bateu na barreira e sobrou limpa para a fixa Taty, que acertou chute forte de primeira e decretou a vitória brasileira na semifinal.

Ficha tècnica
Brasil 4 x 0 Rússia
Local: Pavilhão Jorge Barbajosa - Torrejón de Ardoz (Espanha)
Horário: 17h30 horas (horário local - 14h30 horário de Brasilia)
Árbitro principal: Francisco Gutierrez (Espanha)
Árbitro auxiliar: Roberto Gracia (Espanha)
Brasil: Jozi, Valéria, Vanessa, Marcela e Lu - Entraram: Cilene, Jessiquinha, Jéssika, Taty, Ju Delgado, Giga Paraná - Técnico: Vander Iacovino
Rússia: Rogovskaya, Didenko, Filisova, Inavitskaya e Korzhova - Entraram: Kuleshova, Kuznetcova, Salnikova e Karaseva - Técnico: Evgeny Kuzmin
Gols
Brasil: Vanessa (0:45); Lú (5:17), Cilene (22:10) e Taty (34:42)
Rússia: --
Cartões:
Brasil: Taty (amarelo)
Rússia: Ivanitskaya, Karaseva e Korzhova (amarelos)Fonte: CBFS
Por Joulle