quarta-feira, julho 06, 2011

EX. FLAMENGUISTA ATHIRSON ACERTA CONTRATO COM O BRAGANTINO

O jogador esteve em Bragança Paulista nessa quarta-feira para assinar contrato
Athirson
Bragança Paulista, SP, 06 (AFI) - O Bragantino segue reformulando seu elenco para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. Nessa quarta-feira, a diretoria do time paulista confirmou a contratação do veterano Athirson, de 34 anos. O ex-jogador de Flamengo e Cruzeiro ficará no clube até o final da Série B.
O jogador esteve em Bragança Paulista para assinar contrato e conversar com Marcelo Veiga, treinador do Bragantino. Sua apresentação em seu novo clube está marcada para esta segunda-feira. Apenas um quilo acima do peso, o jogador espera ficar à disposição em duas semanas.
"Estou muito feliz em voltar para o futebol de São Paulo. Vi o projeto do Bragantino, de subir este ano, de brilhar em 2012, enfim, estou muito feliz. Todos foram muito atenciosos comigo, em especial o presidente do Bragantino. Vou retribuir essa confiança dentro do campo", afirmou o jogador.
Revelado pelas categorias de base do Flamengo, Athison acumula passagem por grandes times do futebol brasileiro como Cruzeiro, Botafogo e Portuguesa. Fora do país atuou na Juventus-ITA, CSKA-RUS e Bayer Leverkusen-ALE. Nessa temporada vestiu a camisa do América-RJ durante a disputa do Campeonato Carioca.
Fonte: Portal FI
Por Joulle

PRESIDENTE DO SPORT CONFIRMA PROCURA POR ATACANTE E FELIPE E GILMAR ENTRAM NA MIRA

Nos próximos dias, Mazola, treinador do Leão, deve apresentar uma lista para o mandatário
Gilmar
Recife, PE, 06 (AFI) - A saída de Carlinhos Bala abrirá uma vaga para um novo atacante no Sport. Pelo menos esse é o pensamento do presidente do Leão, Gustavo Dubeux. O mandatário afirmou que vai discutir com Mazola, treinador do time, para discutir uma lista de reforços.
"Mazola me pediu um tempo para avaliar o elenco mais profundamente, mas mesmo assim vamos em busca de um atacante. Ele ficou de nos indicar alguns nomes e nós estamos pesquisando", afirmou o mandatário pernambucano.
Dois nomes que foram especulados no clube são Gilmar e Felipe, ambos ex-Náutico. O primeiro está sem time desde que foi diagnosticado um problema em seu coração. Só que sua chegada deve ser complicada, pois o Vitória também tem interesse em sua contratação. Já Felipe está encostado no Atlético-GO.
O Sport está na oitava posição da Série B com 14 pontos. O Leão entra em campo no próximo sábado, às 21 horas, contra a Ponte Preta, na Ilha do Retiro, em Recife.
Fonte: Portal FI
Por Joulle

BRASIL PEGA ESTADOS UNIDOS NAS QUARTAS DO MUNDIAL FEMININO

Este é um dos jogos mais aguardado do torneio
Campinas, SP, 06 (AFI) - Um dos confrontos mais esperados do Mundial de Futebol Feminino irá acontecer já nas quartas de final da competição. Nesta quarta-feira, os Estados Unidos perderam de 2 a 1 para a Suécia e ficaram com o segundo lugar no grupo C do torneio que está sendo realizado na Alemanha. Com isso, as norte-americanas vão encontrar o Brasil já na próxima fase e só um desses dois favoritos chegará às semifinais.
Em Wolfsburg, um grande jogo envolveu duas das escolas mais tradicionais do futebol feminino. A Suécia saiu na frente com Lisa Dahlkvist, de pênalti, aos 16 minutos. Ainda no primeiro tempo, Nilla Fischer fez o segundo. Os Estados Unidos só descontaram aos 22 da segunda etapa, com Wambach.
Nos últimos anos, Brasil e Estados Unidos se enfrentaram nos mata-matas de cinco dos seis últimas grandes competições. O encontro mais recente foi na final da última Olimpíada, com vitória norte-americana por 1 a 0. Antes, no Mundial de 2007, goleada brasileira na semifinal, por 4 a 0 - depois, o Brasil perdeu a decisão para a Alemanha.
Os outros três confrontos tiveram vitória norte-americana: na semifinal do Mundial de 1999 (2 a 0), na final da Olimpíada de 2004 (2 a 1) e nas semifinais em Atenas (1 a 0). Apenas no Mundial de 2003 o encontro não aconteceu.
O jogo entre Brasil e Estados Unidos será no dia 10, domingo, às 12h30, em Dresden. Antes, às 8h, em Augsburg, jogam Austrália e Suécia. O adversário de brasileiras ou norte-americanas sai do confronto entre Inglaterra e França (sábado, em Leverkusen). As donas da casa pegam o Japão, no sábado, em Wolfsburg.
Fonte: Portal FI
Por Joulle

NOTICIAS DO FUTEBOL PARAIBANO

O Treze da paraíba contrata o lateral esquerdo Jadilson
Jadilson
Dando sequência ao ciclo de contratações com vistas ao Campeonato Brasileiro da Série D, a diretoria do Treze confirmou, no final da tarde desta terça-feira (05), a aquisição de mais um jogador para reforçar a equipe. Trata-se do experiente lateral-esquerdo Jadílson, de 33 anos. Dentre outros clubes, o atleta já teve passagens por Grêmio-RS , São Paulo-SP, Palmeiras-SP, Barueri-SP e Goiás-GO.
Segundo o gerente de Futebol do Galo, Gil Baiano, o lateral se apresenta na próxima sexta-feira.
Simões convoca jogadores do Campinense para o amistoso contra o ABC
A comissão técnica rubro-negra divulgou na tarde desta segunda-feira, após o treino técnico-tático, a relação com os atletas convocados para a partida diante do ABC/RN, marcada para esta terça-feira, a partir das 20h30, no Amigão em preparação para o Campeonato Brasileiro da Série C.
O treinador Maurício Simões relacionou 22 jogadores para o regime de concentração. Confira a relação completa: Carlos, Luciano, Sapé, Serginho, Felipe, Daniel, Rhuan, Samir, Jonatas, Roma, Silas, Servulo, Gilberto Matuto, Padilha, Valnei, Breno, Alisson, Totó, Otacílio, Charles Chad, Washington e Anderson.
Botafogo tenta dar sequência ao Campeonato Paraibano; STJD recusa
O Botafogo solicitou ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que reconsiderasse a liminar concedida ao Treze, no último dia 16, suspendendo o Campeonato Paraibano 2011. Mas o auditor Alexandre Quadros, do STJD, indeferiu o pedido do Belo e o campeonato segue suspenso até que seja julgado o mérito dos processos envolvendo a polêmica do Treze 4 x 0 Botafogo do último dia 8 de maio.
Segundo a Federação Paraibana de Futebol (FPF), que transmitiu a informação através da sua assessoria de imprensa, apesar de o documento do STJD ter sido despachado no último dia 22, só chegou à FPF na última segunda (27). Com a recusa do Superior Tribunal ao pedido do Botafogo, a bola segue parada no campeonato estadual e ainda não há previsão de quando acontecerá uma definição.
No documento enviado à FPF, o auditor do STJD, Alexandre Quadros, também notifica o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB), Genivaldo Fausto, para que informe a tramitação do processo disciplinar julgado pela Segunda Comissão, que determinou a perda de pontos do Treze na partida do dia 8 de maio contra o Belo. Na ocasião, a Segunda Comissão Disciplinar do TJD-PB puniu o Treze com a perda de pontos e com multa de R$ 20 mil por provocar o fim antecipado da partida.
Fonte: Portal Pb1
Por Joulle

CONGRESSO TÉCNICO: DEFINE O REGULAMENTO DA COPINHA 28 DE JULHO

Além do futsal: A novidade é a presença do vôlei e do handebol ao evento
Foi realizado nesta segunda (04/07), o Congresso Técnico para definir o regulamento da "Copinha 28 de Julho", evento que comemora os 53 anos de emancipação de Paulo Afonso. Estiveram presentes, além dos coordenadores da competição, todos os representantes das equipes escrita.
Depois de muito acerto entre os dirigentes e coordenadores, ficou decidido que a competição terá início sábado dia 09, com final no dia 27 de julho. A Copinha terá a participação das seguintes modalidades: vôleibol e handebol na categoria adulto masculina. Já no futsal, teremos as seguintes categorias Sub-09, Sub-11 e Sub-13 só no masculino e no feminino adulto. As premiações será em troféus e medalhas e todas as partidas serão realizados no ginásio Luis Eduardo Magalhães com início as 19:00 horas.
Veja como ficaram cada grupo:
No futsal sub-09: Escolinha do Naná, Escolinha de Jesus, Clube Paulo Afonso-CPA, Escola Roda Pião e Escola Monteiro Lobato.
No Sub-11: Clube Paulo Afonso-CPA, Fênix, Escolinha de Jesus, Escolinha do Naná, Escola Roda Pião e Escola Monteiro Lobato.
No Sub-13: Fênix, Colégio Sete de Setembro, Portuguesa, Escolinha de Jesus, Escolinha do Naná, Escola Monteiro Lobato e Vitória.
No adulto Feminino: Moxotó Bahia e Academia Eduardo Costa.
No Vôleibol: Clube Paulo Afonso-CPA, Vôley de Paulo Afonso, Corpo de Bombeiro de Paulo Afonso e Colégio Montessori.
No Handebol:  
Programação da Primeira Rodada:
Sub-09 - Escolinha de Jesus x Escolinha do Naná
Final da II Copa da Amizade
Portuguesa-BA x Bom de Bola-PE
Sub-11 - Fênix x Escolinha de Jesus
Sub-13 - Colégio Sete de Setembro x Escolinha do Naná
Futsal Feminino - Academia Edurado Costa x Moxotó-BA
Por Joulle

BRASIL X PARAGUAI: INGRESSOS COMEÇAM A SER VENDIDOS

Foz do Iguaçu (PR) - Os ingressos para o segundo confronto entre Brasil e Paraguai, que será disputado no dia 17/6, em Foz do Iguaçu, no extremo oeste paranaense, começarão a ser vendidos na manhã desta quinta-feira (7/7), a partir das 9h. As entradas serão vendidas exclusivamente no ginásio Costa Cavalcanti, local do jogo.
Este será o primeiro jogo que a Seleção Brasileira de Futsal fará na terra das cataratas sob o comando de Marcos Sorato. A última vez que o selecionado nacional atuou em Foz do Iguaçu, foi em 2000, em jogos pela Copa América de Futsal, que também serviu como eliminatória da Copa do Mundo de Futsal, diante de Peru, Bolívia e Argentina.
Os ingressos para o confronto diante do Paraguai terão valor de 20 reais, com meia entrada no valor de 10 reais. A partida diante do Paraguai será o segundo entre os dois selecionados, sendo que a primeira partida será disputada dois dias antes, na sexta-feira (15/7), em Assunção, capital paraguaia.
Para o secretário de Esportes de Foz do Iguaçu, o torcedor terá a chance de ver um pouco do melhor futsal do mundo em quadra, o que destacará a cidade paranaense. “Trata-se de mais um importante evento esportivo captado pela administração municipal que promoverá nossa cidade internacionalmente”, avalia.
Serviço:
Jogo:
Brasil x Paraguai
Data: 17/7/2011
Horário: 10h
Valor: R$ 20,00 (Meia-entrada - R$ 10,00)
Local de vendas: Ginásio Costa Cavalcanti
Fonte: CBFS
Por Joulle

SÃO JOSÉ ANUNCIA A CONTRATAÇÃO DO GOLEIRO TIAGO

Tiago Volta ao futsal brasileiro e disputará o restante da temporada pelo São José Futsal
Tiago
O goleiro Tiago, considerado o melhor do mundo pela Fifa em 2008, acertou com o São José/ Vale Sul Shopping. O atleta se apresenta oficialmente no clube na próxima segunda-feira (11/7), mas só poderá estrear quando sua documentação for regularizada.
Tiago, que defendia o russo TTG Ugra/ Gazpron, retornou ao Brasil no fim de maio último e desde o dia 6 de junho treinava na equipe joseense para manter a forma física. “Na ocasião ele manifestou interesse de ficar com a gente, então fomos atrás de recursos para viabilizar o acerto”, disse o técnico Ivan Gomes.
Para o goleiro, essa é oportunidade esperada. “É uma honra trabalhar com o Ivan e o Firma (preparador físico). Estar ao lado de profissionais competentes era justamente o que eu esperava desde que voltei. Na semana em que treinei com eles pude conferir a estrutura oferecida pelo clube e o nível dos jogadores da equipe. Então juntei as peças e vi que seria uma ótima oportunidade”, declarou.
Com a chegada de Tiago, o time de São José terá quatro goleiros à disposição. Pezão, Velloso e Careca são os pratas da casa. “Ele vem para somar e ajudar o grupo, que tem se saído muito bem nas competições”, ressalta Ivan.
A equipe do Vale do Paraíba garantiu classificação na segunda fase da Liga Futsal com antecedência. No Campeonato Paulista, a vaga na próxi$ma fase também está garantida. Até agora o clube segue na sexta colocação com 22 pontos.
Com informações de Fábio Rodrigues
Fonte: CBFS
Por Joulle

CBFS DIVULGA TABELA DO BRASILEIRO DE SELEÇÕES SUB-17 FEMININA 2ª DIVISÃO

Maceió será sede da competição
Maceió
A Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) divulgou nesta terça-feira (5/7) a tabela do I Campeonato Brasileiro Correios Feminino de Seleções, categoria sub-17, Segunda Divisão. O torneio debutante será realizado na cidade de Maceió, capital alagoana, entre os dias 27/7 até o dia 31/7 de 2011.
As partidas da competição serão disputadas no Ginásio Poliesportivo Arivaldo Maia e reunirá cinco seleções. Além da Seleção Alagoana, que é a equipe sediante do torneio, disputarão o acesso e o título os selecionados do Piauí, de Pernambuco, da Bahia e do Acre. Os confrontos serão disputados em turno único.
De acordo com o regulamento do certame, as equipes jogarão entre si e os dois mais bem colocados garantem acesso para a Primeira Divisão na próxima edição do torneio. O mais bem colocado ficará, naturalmente, com o título.
Rodada inicial
A 2ª Divisão do Brasileiro de Seleções começará com o confronto entre as Seleções de Pernambuco e do Piauí. A partida será disputada a partir das 15h. O segundo embate do dia será entre a anfitriã, Seleção de Alagoas, que irá encarar o selecionado da Bahia. A partida será disputada a partir das 16h30. O Acre terá folga.
Fonte: CBFS
Por Joulle

WANDERLEY ACERTA COM AL ARABI E NÃO FICA NEM NO BANCO CONTRA O SÃO PAULO

Fla vende atacante para o time dirigido pelo técnico Silas e Diego Maurício será reintegrado ao elenco para jogo com o Flu
Wanderley
Wanderley não é mais jogador do Flamengo. O atacante, que estava concentrado para o jogo contra o São Paulo nesta quarta-feira, às 21h50m(horário de Brasília), no Engenhão, já não ficará no banco de reservas contra o Tricolor Paulista. O destino do jogador será o Al Arabi, do Qatar, que tem o técnico Silas no comando. Apesar de não revelados, os valores oferecidos ao Rubro-Negro foram considerados "bons".
Com isso, Diego Maurício ganhou mais uma chance. O jogador que está com a Seleção Brasileira sub-20 na Granja Comary será reintegrado ao elenco para o jogo de domingo, contra o Fluminense, no Engenhão, já que Vanderlei Luxemburgo não terá alternativas para o setor ofensivo no banco de reservas. A princípio, apenas Negueba e Galhardo haviam sido chamados. Diego fora preterido, pois a alegação de que teria problemas particulares para não disputar a primeira partida da final de juniores contra o Botafogo, no último domingo, não foi bem aceita pelo departamento de futebol.
Aos 22 anos, Wanderley disputou 25 jogos pelo Flamengo, sendo titular em 14 partidas. O atacante, que ficaria na reserva contra o São Paulo, marcou sete gols com a camisa rubro-negra. Ele terá que se apresentar ao Al Arabi em Nuremberg, na Alemanha, onde o time de Silas realiza sua pré-temporada até o dia 28 de julho.
O Rubro-Negro segue no mercado em busca de peças de reposição para o ataque. Kleber, do Palmeiras, é o alvo principal.
Fonte: Flamengo.com.br
Por Joulle

CORINTHIANS CONFIRMA ACERTO COM LATERAL RAMON, EX-VASCO

Ramon despontou bem no Vasco e agora tenta repetir sucesso no Corinthians
Ramon
O Corinthians confirmou nesta quarta a contratação do lateral-esquerdo Ramon, que estava no Vasco. O jogador vai assinar contrato por quatro anos e realiza os exames médicos na próxima semana.
Destaque da equipe na campanha da Série B do Brasileirão em 2009, o atleta rapidamente ganhou o respeito da torcida. No ano seguinte, porém, uma série de lesões e problemas extra-campo fizeram seu desempenho despencar.
A esperança de retomar o bom futebol em 2011 ficou pelo caminho e a posição de titular foi perdida para Márcio Careca. Insatisfeito, Ramon pediu para ser negociado e acabou negociado.
O jogador disputará posição com Fábio Santos, dono da lateral esquerda mas que não é uma unanimidade. O alvinegro procurava um jogador para suprir a carência no setor e vê no reforço um atleta com alto potencial.
Antes de acertar com o agora ex-vascaíno, o Corinthians procurou o paraguaio Samudio, do Libertad, e o cruzeirense Diego Renan. Com a chegada de Ramon, o elenco está completo na visão da diretoria.
Curiosamente, Corinthians e Vasco se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50, no Pacaembu. A transferência de Ramon é apenas mais um ingrediente para o clássico, que contará também com a reestreia de Juninho Pernambucano com a camisa vascaína.
Fonte: UOL/Esporte.com
Por Joulle

FELIPÃO ALFINETA O "fFLAMENGO" E ADMITE QUE QUESTÃO SALARIAL PODE ESTAR AFETANDO KLEBER

Técnico está irritado com notícias envolvendo a possível saída do atacante
O Palmeiras não está disposto a negociar o atacante Kleber, mas uma oferta do Flamengo parece realmente ter mexido com o jogador. Pelo menos essa é a avaliação do técnico Luiz Felipe Scolari. Nesta quarta-feira, o treinador mais uma vez fez questão de elogiar seu camisa 30 e reiterou que ele realmente está com um problema muscular na coxa esquerda, mas reconheceu que talvez o atleta esteja um pouco balançado com o alto salário que, segundo especulações, o clube rubro-negro estaria disposto a pagar.
Kleber já falou inúmeras vezes que não pretende deixar o Palmeiras, mas já deixou claro, sem falar explicitamente em aumento salarial, que gostaria de ser mais valorizado pelo clube. E Felipão não escondeu que de fato isso está passando pela cabeça do jogador.
“Ele quer permanecer no Palmeiras, não tem a ideia de sair do Palmeiras. Mas isso passa por alguns detalhes que fogem da minha condição, passa por departamento médico e financeiro. É normal que o Kleber venha a ter alguma conversa com o departamento financeiro do Palmeiras ou que exista uma solução mínima desse detalhe. O que passar por mim, que é o campo, eu vou fazer. Tendo condições de jogo, ele será meu titular absoluto”.
Tal como já aconteceu na quinta-feira passada contra o Atlético-GO, Kleber desfalcará o Palmeiras nesta quinta contra o América-MG. As duas ausências consecutivas fazem com que o ‘Gladiador’ ainda não complete sete jogos pelo time alviverde no Brasileirão. Nessas condições, ele ainda pode defender outra equipe neste Nacional, o que levanta mais suspeitas sobre a transferência para o Flamengo, negociação essa que, por enquanto, se mostra bastante improvável.
Apesar de reconhecer as dificuldades do caso, Felipão não poupou o Flamengo e insinuou que talvez o clube carioca esteja mais disposto a incomodar o Palmeiras do que propriamente contratar Kleber. E ele ainda avisou: se a proposta rubro-negra fosse maior do que os 3 milhões de euros apresentados inicialmente, o presidente Arnaldo Tirone poderia até pensar em conversar.
“Vocês jornalistas sabem, quando uma emissora acena com uma oferta, você pensa em algumas coisas. Mas às vezes essa oferta não é real. É uma questão muitas vezes de ‘vamos fazer isso só pra complicar a vida de tal time’”, sugeriu Felipão. “O clube que realmente quer, ele tem que chegar aqui e pagar, e nem pensar em nada. Agora tem que ver se não é só para tumultuar o ambiente. Se chegasse com 15 milhões de euros talvez o presidente ouvisse, mas eles atiram para tudo quanto é lado”, que completou elogiando seu capitão.
"O torcedor pode ficar tranquilo que no dia que ele estiver em condições, ele vai a campo, porque ele tem contrato conosco, com o Palmeiras. Ele sabe disso, é um menino inteligente. É o capitão do time, um rapaz com quem tenho boa identiicação, que acho que nem teve expulsão nos últimos meses, muito menos cartões. Ele assumiu o cargo de capitão, tem me ajudado, e ele não precisa explicar nada".
Fonte: UOL/Esporte.com
Por Joulle

ZAGUEIRA FAZ GOL DE PLACA, BRASIL ESPANTA A ZEBRA E SE CLASSIFICA EM 1º NA COPA

Erika (d) comemora dançando com Aline após marcar o primeiro gol do Brasil
Um gol antológico abriu a vitória do Brasil sobre Guiné Equatorial por 3 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Commerzbank-Arena, e coroou as mudanças táticas realizadas pelo técnico Kleiton Lima. Usando a zagueira Erika como um elemento-surpresa, a equipe conseguiu confundir o rival e, em um lance de habilidade, a camisa 13 aplicou um chapéu dentro da área e chutou, de primeira, para o fundo das redes.
Com o resultado, o Brasil conseguiu atingir o seu único objetivo prático, já que entrou em campo com a classificação assegurada para as quartas de final da Copa do Mundo de futebol feminino. Após a vitória, o time terminou a primeira fase com nove pontos e, com isso, foi o primeiro colocado no grupo D. Com a vitória de 2 a 1 da Austrália sobre a Noruega, as australianas ficaram com a segunda vaga, com seis pontos.
O Brasil aguarda agora o resultado do jogo entre Estados Unidos e Suécia, que acontece às 15h45 (de Brasília) para conhecer seu próximo adversário. Quem perder enfrentará as brasileiras no próximo domingo, em Dresden. Em caso de empate, as suecas é que serão as rivais.
Apesar de já estar classificado antecipadamente, o Brasil entrou praticamente com sua força máxima. O técnico Kleiton Lima optou apenas por deixar fora a zagueira Daiane, já que a defensora está pendurada, promovendo a entrada de Renata Costa entre as titulares.
A grande mudança, no entanto, foi tática. O técnico deu liberdade para que Erika aparecesse como elemento-surpresa, tentando assim confundir as jogadoras de Guiné Equatorial. No primeiro tempo, no entanto, a estratégia não foi feliz, deixando muitos espaços para os perigosos contra-ataques da equipe africana.
No segundo tempo, no entanto, foi essa liberdade que possibilitou a presença de Erika na grande área e, aos 3min, a defensora abriu o placar. Cinco minutos depois, Cristiane aproveitou cruzamento da esquerda, ampliou o marcador e, de quebra, balançou as redes pela primeira vez nesta Copa do Mundo.
Sem nada a perder, Guiné Equatorial tentou durante todo o segundo tempo marcar, pelo menos, um gol nas brasileiras. E, apesar de criarem boas chances, Andréia Suntaque mostrou estar em grande forma e garantiu mais uma vitória sem sofrer gols para o time brasileiro. A equipe nacional ainda teve um pênalti no último minuto de jogo, convertido por Cristiane, que marcou seu segundo gol na partida.
Fonte: UOL/Esporte.com
Por Joulle

BRASIL TEM INÍCIO APÁTICO, REAGE E ESCAPA DE DERROTA COM MUDANÇAS DE BERNARDINHO

Giba abraça Murilo após sair do banco na vitória de virada do Brasil sobre Cuba
Campeã em oito das últimas dez edições da Liga Mundial, a seleção masculina de vôlei sofreu em sua estreia na fase final da competição, mas conseguiu a virada diante de Cuba usando a experiência do banco de reservas de Bernardinho para vencer por 3 sets a 2, com parciais de 18-25, 21-25, 25-16, 30-28 e 15-12 em Gdansk, na Polônia.
Após um início apático e com pouca vibração da equipe que teve como novidades na formação inicial Marlon e Leandro Vissotto, que voltou de lesão, só conseguiu entrar no jogo quando Bernardinho mudou e usou o banco com Giba, Sidão, Bruninho e Theo para se salvar de iniciar sem ponto no grupo F, o “grupo da morte” da fase final, que teve a Rússia vencendo os Estados Unidos por 3 sets a 1 para abrir três pontos.
O nervosismo no início custou caro no número de erros em quadra, dando sete pontos de graça para a equipe adversária. Mesmo com as entradas de Bruninho e Theo, o time comandado por Bernardinho não se encontrou na parcial e viu Cuba fechar em erro de Vissotto.
O Brasil começou melhor no segundo set e liderou o placar até abrir 12-10, quando novamente sofreu um ‘apagão’ e permitiu a recuperação de Cuba, que anotou quatro pontos seguidos para passar à frente e não perdeu mais o set, fechando novamente em bola levantada por Marlon para Vissotto ficar no bloqueio.
Bernardinho mudou a base da seleção brasileira no terceiro set, colocando Giba, Sidão, Bruninho e Théo para jogarem ao lado de Lucão e Murilo. A vibração voltou com a alteração e ajudou a equipe brasileira a abrir vantagem sobre Cuba para vencer o set com certa facilidade.
A reação não foi o bastante e no quarto set a seleção brasileira voltou a passar apuros diante dos cubanos, que abriram 20 a 17 usando a eficiência ofensiva de Bell e Leon. A equipe do Brasil salvou seis match points e após meia-hora de set conseguiu virar e forçar o tie-break.
Sem evitar novas emoções no quinto set, a seleção brasileira não conseguiu se distanciar no placar, mas se manteve à frente mesmo quando foi pressionada por Cuba e conseguiu vencer a partida com bola fora de Hernandez no ponto decisivo.
Fonte: UOL/Esporte.com
Por Joulle