domingo, maio 01, 2011

BRASIL E UCRÂNIA DESEMBARCAM EM UBERLÂNDIA, TÉCNICOS SATISFEITOS COM ATUAÇÕES DAS DUAS EQUIPES

Uberlândia (MG) - As delegações de Brasil e Ucrânia desembarcaram na noite deste domingo (1º/5) em Uberlândia (MG). A cidade mineira receberá nesta terça-feira (3/5) o segundo e último duelo do Desafio Internacional de Futsal – o primeiro jogo foi realizado nesta manhã em São Bernardo do Campo (SP), com vitória verde-amarela, por 3 a 0.
As duas equipes deverão fazer o reconhecimento da quadra da Arena Tancredo Neves (Sabiazinho) no início da noite desta segunda-feira (2/5). Além deste treino, o Brasil ainda deve fazer mais um treinamento na cidade mineira, na terça-feira pela manhã, encerrando a preparação para o segundo jogo diante dos ucranianos.
No jogo do ABC Paulista, o Brasil encontrou muitas dificuldades para romper a forte marcação imposta pelos rivais. Neto foi um dos destaques da partida, anotando dois gols, enquanto o pivô Jé complementou o marcador para os hexacampeões mundiais.
A vitória por 3 a 0 do Brasil sobre a Ucrânia deixou satisfeitos os técnicos das duas equipes. Vencedor, o brasileiro Marcos Sorato destacou a competividade brasileira, enquanto o ucraniano Gennadii Lisenchuk, apesar da derrota, ressaltou a experiência adquirida com as partidas.
“Foi equilibrado como a gente esperava. A Ucrânia está entre as cinco melhores seleções européias e entre as oito melhores do mundo e tem uma equipe forte. Claro que falta ainda um pouco de conjunto, mas o objetivo de jogar competitivamente foi alcançado com êxito”, afirmou Marcos Sorato.
Feliz com o desempenho brasileiro, Sorato ainda prevê mais melhoras para o time brasileiro. “Com um pouco mais de tempo, o time irá se soltar mais. Hoje o time foi muito competitivo, mas pecou um pouco na parte técnica, especialmente nas finalizações”, disse ele.
Quem também mostrava contentamento era técnico da Ucrânia. “Jogar contra o Brasil é sempre muito bom. Perdemos, mas nossa equipe esteve bem, pois é muito difícil segurar o time brasileiro, que é excelente e estamos muito felizes de poder enfrentar essa equipe. O nosso objetivo é ganhar experiência para o Europeu e esses dois jogos serão fundamentais para preparar o time”, garantiu Lisenchuk.
Ingressos
Os ingressos para o duelo em terras mineiras serão vendidos a partir desta segunda-feira, na bilheteria do ginásio. O preço será de R$ 15,00 a inteira e R$ 7,50 a meia-entrada.
Fonte: CBFS
Por Joulle

BRASIL SUPERA A RETRANCA DA UCRÂNIA EM SBC

São Bernardo do Campo (SP) - O Desafio Internacional de Futsal – Brasil x Ucrânia foi aberto com vitória brasileira, neste domingo (1º/5), no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Apesar da forte marcação imposta pelos europeus, os hexacampeões encontraram espaços para fazer 3 a 0 e confirmar o triunfo no ABC Paulista.
Nesta terça-feira (1º/5) as duas seleções voltarão a se enfrentar, encerrando a série, em Uberlândia (MG), na Arena Tancredo Neves (Sabiazinho), às 20h30. O SporTV transmitirá o confronto, ao vivo.
O jogo começou com o Brasil exercendo um maior volume de jogo. O time tentou abrir o marcador nos primeiros minutos, mas o gol insistiu em não ocorrer, com a boa atuação do goleiro ucraniano Tsypun, que contou também com a ajuda da trave, que foi atingida por quatro vezes.
A marcação dos europeus seguiu forte, o Brasil tentou se livrar acelerando a troca de passes, e só conseguiu fazer 1 a 0, com um chute de fora da área, desferido pelo fixo Neto, que acertou o ângulo superior esquerdo de Tsypun, aos 16min47.
No segundo tempo a Ucrânia conseguiu assustar o goleiro do Brasil, Léo Oliveira, que apareceu bem, mas os brasileiros seguiram com maior ímpeto ofensivo. Aos 23min57, após um erro na saída de bola, Falcão passou para Jé, que saiu de frente com o goleiro Tsypun. O pivô deu um toque sutil, por cima do arqueiro, fazendo 2 a 0.
O Brasil poderia ter ampliado, após o pênalti cometido por Legchanov em Marinho, que Falcão cobrou na trave, aos 35min40. O terceiro gol foi marcado novamente por Neto, que recebeu cobrança de escanteio e girou rápido, surpreendendo o goleiro Tsypun, aos 37min55.
“Foi um jogo difícil. Eles vieram retrancados e é complicado romper uma defesa que se posta desta forma. Conseguimos, em certos momentos, ter um bom volume de jogo, que nos possibilitou fazer estes três gols”, comentou o pivô Jé, que anotou o segundo tento da partida.
Fonte:CBFS
Por Joulle

NOS PÊNALTIS E INVICTO, BONDE DO MENGÃO SEM FREIO PARA O TREM-BALA DA COLINA

Rubro-Negro leva, de forma invicta, o seu 32º Campeonato Carioca e aumenta hegemonia no estado. Vascaínos desperdiçam três cobranças

Nos pênaltis e invicto. Assim o Flamengo confirmou a sua hegemonia no Rio de Janeiro e conquistou, neste domingo, o título do Campeonato Carioca ao derrotar o Vasco na decisão da Taça Rio, nos pênaltis, por 3 a 1, após empate por 0 a 0 no tempo normal. O Bonde sem Freio - que já ganhara a Taça Guanabara - parou o Trem-Bala da Colina no Engenhão e, sem necessidade de uma final de campeonato, aumentou a vantagem rubro-negra no estado, com seu 32º título. O Tricolor, que foi o vice-campeão na soma dos pontos dos dois turnos, tem 30 conquistas.
Esta foi a sétima vitória consecutiva do Flamengo em decisões por pênaltis: o último fracasso foi diante do Santos, na Copa Sul-Americana de 2004. A superioridade nas cobranças foi determinante para que o time da Gávea conquistasse o Carioca de forma invicta (com 11 vitórias e sete empates). Foi assim que ele eliminou Botafogo, Fluminense e Vasco nas semifinais e finais da Taça Guanabara e da Taça Rio. A final do primeiro turno foi exceção, com triunfo por 1 a 0 diante do Boavista. Neste domingo, Renato, Fernando e Thiago Neves converteram seus pênaltis, com Fierro desperdiçando.
O goleiro Felipe, decisivo em outras ocasiões, nem precisou praticar uma defesa. As três cobranças erradas - de Bernardo, Fellipe Bastos e Elton - foram em chutes para fora. Alecsandro, que abriu a disputa, marcou.
O Vasco amarga mais um vice-campeonato para o adversário e vê o fim da esperança, por ora, de acabar com o jejum de oito anos sem títulos de Primeira Divisão - o último foi o Carioca de 2003. A tentativa agora é a Copa do Brasil, competição pela qual o time entra em campo na quarta-feira. Enfrenta o Atlético-PR às 21h50m, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida das quartas de final.
Pela mesma competição, a torcida do Flamengo encontrará o time campeão carioca na quinta-feira, de novo no Engenhão. O adversário será o Ceará, às 21h50m.
Jogo morno e destaque para os goleiros
Sob os olhares do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, que mais uma vez esteve no Engenhão, os times fizeram uma partida truncada e com algumas jogadas violentas nos primeiros minutos. O árbitro marcava poucas faltas e deixava o jogo correr. Mesmo com Allan improvisado na lateral direita, o Vasco começou assustando justamente pelo setor. Com menos de dez minutos, foram pelo menos três chances por ali, com o próprio Allan, Fellipe Bastos e Eder Luis. Em duas delas, a defesa do Flamengo afastou mal a bola. Apesar de as duas torcidas terem comparecido em bom número (33.946 pagantes e 39.029 presentes), era a vascaína que cantava mais alto e empurrava o Trem-Bala.
Contando com o retorno de Ronaldinho Gaúcho, recuperado de dores no joelho esquerdo que o tiraram das últimas duas partidas, o Rubro-Negro tinha mais posse de bola, mas errava muitos passes. Ainda assim, as duas primeiras grandes chances do jogo foram suas. Aos 22 minutos, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta, e Thiago Neves, livre, cabeceou pra fora. Quatro minutos depois, foi a vez de Bottinelli receber de Deivid e, na cara do gol, chutar para grande defesa de Fernando Prass.
Aos poucos, o Bonde começava a acelerar. Contestado por suas atuações na temporada, Deivid se movimentava muito no ataque e dava trabalho aos zagueiros vascaínos. Já o argentino Bottinelli destoava no meio-campo e não conseguia dar sequência às jogadas. Depois do bom início, o Vasco tentava se reorganizar em campo. Em chute de longe, o meia Felipe assustou o xará camisa 1 do Flamengo e quase abriu o placar.
O goleiro rubro-negro teve outro momento de tensão aos 34 minutos. Ao cortar um cruzamento da direita, Felipe levou uma cabeçada involuntária de Alecsandro em seu cotovelo direito. O jogador foi atendido pelos médicos do clube e causou apreensão na torcida com suas expressões de dor no ombro, mas foi para o sacrifício a tempo de salvar uma cabeçada de Diego Souza, na última chance clara da primeira etapa.
Placar zerado e pênaltis. De novo
Mesmo ainda sentindo dores, Felipe voltou para o segundo tempo. E viu Ronaldinho Gaúcho quase colocar o Flamengo em vantagem. Bottinelli sofreu falta na entrada da área, e o camisa 10 da Gávea cobrou para mais uma boa defesa de Prass. Tranquilo e precisando apenas de uma vitória para conquistar o título carioca, Luxemburgo observava tudo sentado no banco de reservas. Já Ricardo Gomes orientava efusivamente sua equipe à beira do campo. Um retrato da situação diferente dos dois times na competição.
O impeto inicial das equipes, no entanto, não foi o mesmo da primeira etapa, e o jogo caiu muito de produção. Gomes havia acabado de orientar Ramon a explorar mais o lado direito do Flamengo em cima de Galhardo, quando Luxemburgo tirou Bottinelli, que não gostou nada da substituição, e pôs Fierro em campo justamente para reforçar o setor. O técnico vascaíno respondeu com a entrada de Bernardo na vaga do apagado Diego Souza.
E foi o próprio Bernardo que tentou reanimar a partida. Em seu primeiro lance, chutou de fora da área e obrigou Felipe a se esticar todo para espalmar a bola para escanteio. Com o fim do jogo se aproximando, as duas equipes se esqueceram da parte tática e se lançaram ao ataque em busca de um gol salvador na base da raça. Aos 45 minutos, o grito quase explodiu na garganta dos rubro-negros. Após escanteio, a bola sobrou para Thiago Neves, que emendou de primeira de fora da área. A bola saiu raspando a trave direita de Fernando  Prass.
Antes de encerrar a partida, o árbitro Luiz Antônio Silva dos Santos ainda teve tempo de expulsar Allan e Willians, que se desentenderam após uma falta. A decisão, mais uma vez, seria nos pênaltis. E, mais uma vez, o Flamengo levou a melhor. Coube a Thiago Neves, que havia desperdiçado uma cobrança na semifinal, garantir a taça, deslocando o goleiro Fernando Prass.
Fonte: GloboEsporte.com
Por Joulle

EXPERIENTE, QUARTETO É ESPELHO PARA OS MAIS NOVOS

São Bernardo do Campo (SP) - A Seleção Brasileira de Futsal passa por uma renovação dentro de quadra. Dos 13 convocados, nove tem menos de 15 partidas com a camisa verde e amarela. Porém, no meio de tanta juventude, quatro jogadores destacam-se justamente pelo contrário: a experiência e a liderança que carregam.
O ala/pivô Simi, do São Caetano/Corinthians/Unip (SP), o fixo Neto e os alas Falcão e Valdin, do Santos/Cortiana (SP), são os mais experientes do elenco da Seleção Brasileira, que enfrenta a Ucrânia no Desafio Internacional de Futsal. O primeiro confronto é neste domingo (1/5), às 10 horas, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). Na terça-feira (3/5), os times encontram-se na Arena Tancredo Neves, em Uberlândia (MG), às 20h30.
“É legal, mas você acaba percebendo que está ficando velho”, brincou Simi, falando sobre o fato de ser um dos mais experientes do grupo. Brincadeiras à parte, ele se mostra contente por passar um pouco do que vivenciou aos atletas que estão chegando agora. “É bom ser um espelho para os mais novos, saber que eles te têm como referência”, afirmou.
Simi estreou na Seleção em 1998 e possui 87 jogos com 54 gols marcados. Valdin já atuou 92 duas vezes e anotou 88 tentos. Neto, por sua vez, já vestiu a camisa verde e amarela em 108 oportunidades, anotando 48 gols. Já Falcão, o mais experiente dos quatro, tem 237 partidas pelo Brasil com 302 tentos.
Sobre a mescla entre experiência e juventude, Simi aprova e acredita que é o caminho certo. “É um processo natural. Do mesmo jeito que eu já fui novo na Seleção e me ajudaram, hoje sou eu que estou há mais tempo e dou uma força para os meninos”, afirmou ele.
Fonte: CBFS
Por Joulle