sexta-feira, julho 01, 2011

MÉDICOS DIVERGEM SOBRE PESO DO MUNDIAL EM PENA BRANDA DADA A CIELO

Farmácia assume culpa por doping
Cesar Cielo
Cesar Cielo e outros três nadadores receberam apenas uma advertência após testarem positivo para a furosemida. A decisão foi definida pelo painel de Controle de Doping da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), formado por quatro membros. No entanto, dois dos médicos integrantes discordam em um dos motivos que levaram à pena branda em casos do uso do diurético.
Em entrevista ao UOL Esporte, Sandra Soldan, médica da CBDA, deixa claro que a proximidade do Mundial de Esportes Aquáticos, que começa dia 16, foi determinante. Eduardo De Rose, maior autoridade brasileira na luta contra o doping, também em contato por telefone com a reportagem, nega e aponta o histórico do campeão olímpico e mundial como fator decisivo.
“Seria descabido fazer os meninos perderem o Mundial por causa disso. Esse fator [a proximidade do Mundial] e as provas contaram”, disse Sandra, médica responsável por antidoping na Confederação. O Mundial será disputado entre os dias 16 e 31 de julho em Xangai.
A posição é negada por De Rose, que presidiu o painel de Controle de Doping da CBDA. “[A proximidade do Mundial] Não interferiu em coisa nenhuma. A Sandra [Soldan] fala o que quer”, afirmou.
Em sua página que divulga as ações antidoping, a Fina (Federação Mundial de Natação) lista apenas quatro casos de punição por furosemida desde 2001. A menor punição foi a de Daynara de Paula, brasileira que ficou seis meses afastadas em 2010. Nos outros três casos, as punições foram de dois anos.
Especialista em doping, De Rose evitou qualquer comparação com outros casos e explicou que não existe uma determinação para pena mínima ou máxima em caso de uso da substância.
“Não pode se aplicar punições baseadas em outros julgamentos. A gente entende que não houve negligência nem culpa”, explicou De Rose. “É diferente do caso da Fabíola [Molina], por exemplo. Ela foi descuidada e negligente. Não teve intenção, é verdade. Mas não tomou os cuidados necessários antes de ingerir um produto desconhecido. Em casos de negligência, a pessoa alega que usou a substância pela primeira vez e não sabia, mas não consultou”.
Sandra Soldan também usa outro caso de doping, o de Daynara, para sustentar a advertência a Cielo: “Tudo é considerado [para definir a punição]. Depende da substância, do período em que aconteceu, se vai ter uma competição importante em breve ou não. A Daynara foi pega no Sul-Americano, mas não teria um torneio importante na sequência, então a suspensão não mudaria nada. Ela perdeu todas as medalhas. E tem também a questão da educação no caso dela, já que se trata de uma nadadora jovem e precisa aprender a ter cuidado desde o início”, admitiu.
Além de Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked também testaram positivo para a furosemida. A decisão do painel de Controle de Doping da CBDA foi enviada ainda nesta sexta-feira para a Fina (Federação Internacional de Natação), que tem até 20 dias para se pronunciar sobre o caso.
Fonte: UOL/Esporte.com
Por Joulle

UNOCHAPECÓ É TETRACAMPEÃ DA LIGA FEMININA DE FUTSAL 2011

Lesionada, a capitã Valéria não jogou, mas ergueu o troféu tetracampeã da Liga Feminina
Caçador (SC) - A UnoChapecó/Ntozzo/Female (SC) é tetracampeã da Liga Futsal Feminina. O título da edição 2011 foi conquistado nesta quinta-feira (30/6) com uma vitória por 2 a 1 sobre o Kindermann/Uniarp/GGNet (SC) no ginásio do colégio Paulo Schieffler, em Caçador (SC), no segundo jogo da final da competição.
Com a conquista, a UnoChapecó reforça a imagem de grande equipe do futsal feminino brasileiro. São quatro títulos seguidos da Liga Feminina, o segundo consecutivo contra o Kindermann e terceiro no total conquistado diante das caçadorenses.
Nesta quinta, o título chapecoense veio graças à superação da equipe, que jogou sem quatro jogadoras, e à boa atuação da goleira Giga Paraná, que segurou o Kindermann com boas defesas. Feliz com a conquista, ela ressaltou o espírito competitivo do grupo.
“Nosso time trabalha e luta muito para conquistar os títulos. Ajudei o time sim, mas assim como todas as outras atletas ajudaram. Cada uma fez sua parte e o time superou os desfalques e a pressão da torcida para sair vitorioso”, afirmou ela.
No pódio, a prova do espírito coletivo da UnoChapecó. Na hora de erguer o troféu, a capitã na decisão desta quinta, Cely, passou a braçadeira para a fixa Valéria, que lesionou-se no primeiro confronto da final. Como de costume, coube a Valéria erguer a taça e dar início à festa chapecoense em Caçador.
O jogo
O jogo começou quente, com o Kindermann pressionando e a UnoChapecó explorando os contra-ataques. Cada equipe teve pelo menos duas boas chances de marcar, mas as goleiras Giga Paraná e Júlia foram precisas e evitaram os gols.
Fora do ginásio, a temperatura era baixa, mas, no interior não faltava calor, vindo da torcida caçadorense apoiava e empurrava o time em busca da vitória. A pivô Lú e a ala Marcela, artilheiras da Liga 2011 com 15 e 14 gols, respectivamente, eram muito acionadas, mas não tinham muito espaço, pois sofriam marcação pesada das chapecoenses.
Apesar da pressão, era a UnoChapecó que tinha as melhores chances, criadas em rápidos contra-ataques. Em um deles, aos 15min40, Renata roubou a bola na defesa e saiu em disparada. Após tabelar com Cely, ela saiu de frente com a goleira Júlia e só teve o trabalho de escolher o canto para abrir o placar a favor das chapecoenses.
O gol abateu o Kindermann, mas aos poucos, o time da casa começou a reagir. E a insistência caçadorense foi premiada aos 18min57, quando Lara recebeu passe no lado esquerdo da quadra, fez boa jogada individual e tocou na saída da goleira Giga para empatar a partida.
No segundo tempo, o Kindermann foi só pressão. Atuando de forma ofensiva, mas sem muita organização, a equipe caçadorense foi persistente na busca pela vitória. No entanto, brilhou a estrela da goleira Giga Paraná, que fez boas defesas para segurar o empate. As chapecoenses, bem postadas na defesa, também tiveram várias chances de ampliar, mas pecaram na finalização.
Mas, aos 33min52, a UnoChapecó deu o passo para o título. Em jogada confusa perto da área da goleira Júlia, Brenda conseguiu desviar a bola e fazer o segundo do time visitante, que se fechou ainda mais na defesa. Ainda buscando o título, o Kindermann pressionou, mas sem efetividade, e o título ficou, mais uma vez, com as chapecoenses.
Fonte: CBFS
Por Joulle

CARLOS BARBOSA VENCE O POKER E ALCANÇA O SANTOS NA LIDERANÇA

Sinoê fez o quinto gol do Carlos Barbosa
Sinoê
O Carlos Barbosa venceu mais um confronto na Liga Futsal 2011. Na noite desta quinta-feira (30/6), no Centro de Eventos, em Carlos Barbosa (RS), os barbosenses bateram o Poker/PEC, por 6 a 4, no no penúltimo jogo de ambos pela primeira fase da competição nacional.
O resultado dá a liderança para o time do Rio Grande do Sul, que alcança o mesmo número de pontos que o Santos/Cortiana, são 51 pontos para ambos, porém os sulistas levam vantagem nos critérios de desempate, apesar de terem dois jogos a mais realizados, até o momento. Já o Poker vem na nona posição, com 32 pontos, garantido na segunda fase da Liga.
Os gaúchos conseguiram abrir uma vantagem por 2 a 0, com gols aos 4min32 e aos 7min43, anotados respectivamente por Rodrigo e Leandrinho. Ainda na primeira metade da etapa inicial, Amadeu descontou para o time fluminense, decretando números finais ao primeiro tempo: 2 a 1.
No segundo tempo, o confronto foi ainda mais movimentado. Jonathan ampliou para os anfitriões, aos 22min03. Com o placar em 3 a 1, os petropolitanos desencadearam uma reação, buscando o empate com gols de Bruno, aos 24min09, e Sixel, aos 26min18. Porém, logo na sequência, Flávio voltou a dar vantagem para o Carlos Barbosa.
Não demorou para que o clube do Rio de Janeiro conseguisse um novo empate. Com um gol de Alvin, aos 27min02. Os donos da casa confirmaram a vitória nos minutos finais. Sinoê fez o quinto da ACBF, aos 35min09, enquanto Lavoisier fechou a contagem aos 37min19: 6 a 4.
“Temos feito os gols, mas também sofremos. Ainda não encontramos o equilíbrio, apesar disso foi um jogo legal, entre duas equipes já classificadas para a segunda fase”, destacou o ala Andrey, lamentando a derrota do Poker/PEC.
Pelos lados do time da casa, o ala Tostão comemorou o triunfo, mas também falou das falhas cometidas. “Erramos bastante, saímos satisfeitos pela vitória, mas triste pelos erros. Não podemos sofrer quatro gols em casa, precisamos corrigir alguns pontos”, comentou Tostão.
O Carlos Barbosa se despede da primeira fase na próxima quarta-feira (6/7), quando enfrenta o SPFC/Marília/Construban, em Marília (SP). No mesmo dia, o Poker/PEC recebe o Suzano/Drummond/Penalty.
Fonte: CBFS
Por Joulle