Diretora comercial do instituto, Dora Câmara diz que pesquisa divulgada na semana passada só representa 12 regiões do Brasil e foi mal-interpretada
Preocupado com a maneira que uma pesquisa do Ibope sobre os consumidores do esporte foi divulgada na última semana por parte da imprensa, o Flamengo procurou o instituto para esclarecer alguns pontos do estudo. Segundo o clube carioca, alguns veículos esportivos divulgaram que Flamengo e Corinthians estavam empatados em número de torcedores. Nesta segunda-feira, o Rubro-Negro publicou em seu site oficial uma nota com declarações da diretora comercial do Ibope Media, Dora Câmara, esclarecendo que a pesquisa é representativa apenas nas 12 maiores regiões metropolitanas do Brasil e foi mal-interpretado.
- A pesquisa é representativa apenas das regiões brasileiras em que foi realizada, não de toda a população. É bastante comum vermos interpretações precipitadas de resultados de pesquisa e entendemos que isso acontece pela falta de familiaridade da imprensa ou mesmo da população na leitura correta de dados de pesquisa. Nesse caso específico, é importante ressaltar que a pesquisa foi feita em 12 regiões metropolitanas do país e, portanto, representa a opinião da população destas regiões, não de todo o país - afirmou Dora Câmara, ao site oficial do Flamengo.
O Ibope divulgou na última terça-feira uma pesquisa sobre dados relacionados ao consumo do esporte na internet e na televisão (números de rádio e revista serão divulgados em breve). O estudo foi realizado nas 12 maiores regiões metropolitanas do país. Nos locais pesquisados, Flamengo e Corinthians estão atualmente empatados em número de torcedores que buscam por esporte nos meios analisados, com 13% da preferência cada. O Ibope só divulgou os três clubes que aparecem na sequência. São eles o São Paulo (8%), Palmeiras (6%) e Cruzeiro (4%).
Em sua nota, o Flamengo lembra que a última pesquisa Ibope de abrangência nacional foi divulgada em junho de 2010. O estudo apontou que o Rubro-negro teria 33,2 milhões de torcedores (17,2%) no Brasil. O Corinthians vem na segunda posição, com 25,8 milhões (13,4%), seguido de São Paulo (8,7%), Palmeiras (6%) e Vasco (4,1%).
As entrevistas para a pesquisa foram realizadas entre os meses de abril e julho deste ano. Foram ouvidas 9 mil pessoas acima de dez anos de idade. A abrangência representa 50 milhões de pessoas. As regiões metropolitanas pesquisadas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Distrito Federal, Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Florianópolis e Goiânia.
O Flamengo ressalta ainda o fato de duas cidades paulistas (São Paulo e Campinas) terem sido envolvidas na pesquisa. No total, 23,4% dos entrevistados era proveniente do estado de São Paulo, contra 15,5% do Rio de Janeiro.
Fonte: Flamengo.com.br
Por Joulle