A zebra apareceu logo na primeira rodada do Paranaense e a vítima foi o Atlético-PR. Jogando na Arena da Baixada, o time rubro-negro foi surpreendido pelo novato Arapongas, que venceu por 2 a 1. O time do interior, que retornou à primeira divisão, após 20 anos, abriu vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo e o Atlético só conseguiu diminuir no fim do segundo tempo.
O time rubro-negro, agora, terá que buscar a recuperação fora de casa, diante do Corinthians-PR, no estádio Janguito Malucelli, quarta-feira, às 16h30.
O jogo começou morno. O Atlético mostrava evidente dificuldade de movimentação e entrosamento.
O primeiro lance de perigo da partida foi criado pelo Arapongas, graças a um erro do goleiro João Carlos, substituto de Neto. Após um cruzamento, ele tirou mal da área e Gustavo quase marcou, de bicicleta.
Sem conseguir se encontrar, o time rubro-negro passou a ser envolvido pelos visitantes, que chegaram ao gol, aos 26 minutos. Após um erro de Manoel, que tentou driblar e perdeu a bola, Ermínio tabelou com Val Ceará, que ficou livre para bater por baixo das pernas de João Carlos.
A zebra começou a se desenhar, quando, aos 33 minutos, o Arapongas ampliou. Wellington cobrou falta de longa distância e fez um golaço. A bola bateu na trave, próximo ao ângulo, e entrou.
Depois de sofrer um susto, no início do segundo tempo, quando Douglas quase marcou, o Atlético mostrou melhoras no jogo. Mais determinada, a equipe passou a pressionar fortemente, mas parou nas defesas do goleiro Danilo, que operou milagres, aos 9 e 12 minutos.
O Furacão pressionava, mas Danilo continuou sendo a principal barreira ao ataque atleticana. Aos 22 minutos, o goleiro voltou a ser decisivo, ao fazer duas defesas seguidas, em arremates de Branquinho.
Já no desespero, o Atlético diminuiu, aos 34 minutos. Paulinho cobrou falta com perfeição e acertou a gaveta de Danilo, que desta vez nada pôde fazer.
Reanimados, os rubro-negros partiram para a pressão total. Em nova falta, aos 40 minutos, Paulo Baier quase empatou. Novamente Danilo salvou o Arapongas, tirando a bola do ângulo e garantindo vitória histórica para o time araponguense, na sua volta à primeira divisão.
ATLÉTICO 1 x 2 ARAPONGAS
ATLÉTICO
João Carlos; Wagner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Alê, Deivid (Branquinho), Madson e Paulo Baier; Guerrón (Iván González) e Nieto.(Wescley)
Técnico: Sérgio Soares
ARAPONGAS
Danilo; Gustavo, Bruno Matavelli e Douglas; Uilians (George), Fabinho, Peu, Wellington e Jocivalter (Rafael Costa); Ermínio e Val Ceará (Maicon)
Técnico: Lio Evaristo
Data: 16/01/2011 (domingo)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Assistentes: Gilson Bento Coutinho e Alexandre Cavalcanti de Souza
Cartões amarelos: Willians, Fabinho, Peu (Arapongas); Branquinho, Paulo Baier (Atlético-PR)
Público: 9.985
Renda: 142.260
Gols: Val Ceará, aos 26 min; Wellington, aos 33 min do primeiro tempo. Paulinho, aos 34 minutos do segundo tempo.
Fonte: UOL/Esporte.com
Por Joulle