quarta-feira, março 02, 2011

RECORD "ALFINETA" GLOBO EM COMUNICADO SOBRE DIREITOS DE TRANSMISSÃO

O presidente do C13, Fábio Koff, anunciou a retirada da cláusula que dava uma vantagem de 10% à Globo
São Paulo, SP, 02 (AFI) – A Rede Record divulgou, nesta quarta-feira, um comunicado oficial opinando sobre a decisão do Clube dos 13 e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que acabaram de vez com os privilégios da Rede Globo nas negociações dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.
Nesta terça, o presidente do C13, Fábio Koff, anunciou a retirada da cláusula que dava uma vantagem de 10% à emissora do “plim-plim”. Com isso, as concorrentes não precisarão mais pagar um valor 10% superior ao da Globo para adquirir os direitos de transmissão. Agora, basta uma oferta superior.
Com a decisão, a Record deixou claro que pretende oficializar uma proposta nos moldes solicitados pelo Clube dos 13. Contudo, a emissora do bispo Edir Macedo não descartou negociar os direitos diretamente com os clubes, caso o “racha” na entidade que cuida dos 20 maiores cliubes do país continue.
Embora não tenha citado nomes, a Record aproveitou o comunicado para alfinetar a Globo, responsabilizando-a em partes pela crise financeira que atinge a maioria dos clubes.
Confira o comunicado oficial da Record:
A Rede Record vem a público expressar preocupação com as reações ao modelo de negociação proposto pelo Clube dos 13. O formato foi desenvolvido como consequência de um acordo entre o Clube dos 13 e o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Pelo que foi acertado, cláusulas que caracterizavam o favorecimento a um monopólio e impediam a participação de outros concorrentes de forma democrática e transparente foram proibidas.
O modelo anterior impôs aos clubes brasileiros o endividamento e a perda sucessiva de seus maiores talentos para outros países. Alguns clubes brasileiros passam meses sem parceiros patrocinadores porque camisas, luvas, bonés e até placas publicitárias são evitadas ou encobertas nas transmissões esportivas. Ainda existem alguns clubes brasileiros que simplesmente são ignorados durante a temporada e passam semanas sem que seus jogos sejam transmitidos.
A carta convite enviada pelo Clube dos 13 contempla uma concorrência transparente, séria, com regras claras. O documento exige propostas entregues em envelopes fechados e pressupõe declarar vencedor aquele que fizer a melhor proposta financeira para todos os clubes. O modelo é semelhante ao estabelecido pelo Comitê Olímpico Internacional para a disputa de direitos dos Jogos Olímpicos.
A Record detém os direitos de transmissão exclusivos dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Fez a melhor proposta e venceu. O mercado publicitário brasileiro - de forma ousada - correspondeu ao investimento da Rede Record e cobriu todos os custos de direitos e transmissão, além de gerar lucros. Parte do pacote olímpico já foi visto no Brasil com a premiada e pioneira cobertura esportiva dos Jogos de Inverno de 2010, de Vancouver, no Canadá. Prova inequívoca de que a Record quer inovar no esporte, tem apoio do mercado publicitário e retorno expressivo em audiência.
A Record detém os direitos de transmissão exclusivos dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Fez a melhor proposta e venceu. O mercado publicitário brasileiro - de forma ousada - correspondeu ao investimento da Rede Record e cobriu todos os custos de direitos e transmissão, além de gerar lucros. Parte do pacote olímpico já foi visto no Brasil com a premiada e pioneira cobertura esportiva dos Jogos de Inverno de 2010, de Vancouver, no Canadá. Prova inequívoca de que a Record quer inovar no esporte, tem apoio do mercado publicitário e retorno expressivo em audiência.
Este ano, em outubro, faremos o mesmo com os Jogos Panamericanos de Guadalajara.
A proposta do Clube dos 13 rompe com as obscuras negociações que favoreciam o monopólio e descaracterizavam a concorrência, impondo aos clubes valores e limitações exigidas pelos eternos favorecidos.
A Record reafirma o desejo de participar da concorrência do Clube dos 13, se os associados estiverem em acordo e unidos em busca de propostas que ofereçam alternativas para o torcedor brasileiro, melhorem arrecadações e ampliem a possibilidade de surgimento de novos patrocinadores.
Mas se os clubes desejarem uma negociação em separado, optando por outro modelo, a Record também pretende apresentar proposta, desde que as negociações sejam feitas seguindo padrões de transparência e regras claras. Ou seja, com a garantia de que a melhor proposta para a televisão aberta terá preferência.
Esta é a forma que a Record encontra para contribuir com a evolução e o desenvolvimento do futebol brasileiro, proporcionando ao torcedor acesso livre e gratuito ao esporte preferido da nação.
São Paulo, 02 de março de 2011
CENTRAL RECORD DE COMUNICAÇÃO
Fonte: Portal FI
Por Joulle

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