quarta-feira, janeiro 05, 2011

VELEJADORES PERNAMBUCANOS JÁ ESTÃO NO RIO PARA DISPUTA DO BRASILEIRO

Parte da delegação do estado viajou nesta terça-feira para o Rio. Equipe participará de clínica e campeonato nacional, que serão neste mês, na Baía de Guanabara

Cabanga Iate Clube
Parte da delegação pernambucana que vai disputar o Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, que acontece de 14 a 23 de janeiro, na Baía de Guanabara, chegou nesta terça-feira ao Rio de Janeiro.
A flotilha que irá representar o estado é composta por cinco velejadores do Cabanga Iate Clube,  que prometem se esforçar ao máximo para conquistar o título nacional. São eles:  Yuri Reithler, 13 anos, Vitor Soares, 10 anos, Tiago Soares, 8 anos, Tiago Monteiro, 9 anos, e Guilherme Menezes, 14 anos.  
Destes, os três primeiros já estão no Rio de Janeiro, pois irão participar de uma clínica de Optimist de 5 a 9 de janeiro na raia carioca, ministrada pelo técnico dos garotos, Edval Júnior. “Será uma oportunidade deles conhecerem melhor a área, obterem mais segurança, saberem as condições e se adaptarem”, afirmou o treinador.
A expectativa é de que 180 velejadores estejam no Brasileiro de Optimist. Os quinze melhores garantem vaga na seleção brasileira, que participará do Sul-americano da modalidade em abril de 2012. O local da competição internacional ainda não foi definido.
 A aposta pernambucana para disputar o título geral é Yuri Reithler, que em 2010 foi o vice-campeão da Copa Estreante de Optimist. Esta competição, que é realizada antes do início do Brasileiro de classe, premia e também incentiva os atletas que participam pela primeira vez do campeonato nacional. Em 2011,  o pernambucano Tiago Soares, 8 anos, estará na Copa Estreante dentro  da categoria mirim.
“O estado está voltando aos tempos áureos da vela, pois vem sendo feito um grande trabalho de base para o fortalecimento do iatismo. Entre os que estão inscritos do estado, Yuri é o mais experiente e seguro. Temos a esperança dele ficar numa boa colocação”, afirmou Edval Junior.
Ele acrescentou ainda que os outros pernambucanos que estão na competição também têm chances de subir ao pódio. “Eles são mais novos, porém também estão  na briga dentro de sua categoria”, comentou.
Os velejadores pernambucanos realizaram,  em dezembro, um trabalho intensivo com foco no Brasileiro. Apesar do grupo ser bastante novo, tendo três integrantes com menos de 10 anos, a capitã da flotilha, Simone Soares, garante: “temos chances de bons lugares. Estamos muito bem preparados”.
Fonte: Superesportes.com
Por Joulle

Nenhum comentário: