sexta-feira, março 25, 2011

INSPIRADOS NO NBB, CLUBES DE POLO QUEREM CRIAR LIGA INDEPENDENTE

Não reconhecida pela CBDA, associação quer autonomia no calendário

O exemplo bem-sucedido da Liga Nacional de Basquete, que criou o NBB, vem servindo de inspiração para alguns dos principais clubes de polo aquático do país, que também pretendem criar uma associação independente no esporte. Um detalhe, porém, promete fazer toda a diferença. Enquanto o primeiro tem a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), o outro terá dificuldades para conseguir o reconhecimento do órgão que rege a modalidade, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
Não é de hoje que boa parte dos principais clubes de polo aquático do país se mostra descontente com a forma como o esporte vem sendo administrado. As reclamações vão desde o calendário de competições até a captação de investimento e exposição na mídia. Há cerca de um mês, no entanto, um grupo liderado pelo Pinheiros, em São Paulo, e pelo Fluminense, no Rio de Janeiro, resolveu colocar em prática a vontade de criar uma associação independente.
- Os amantes do polo aquático estão entendendo que o nosso esporte está acabando da maneira que está sendo conduzido. A associação está sendo criada não para confrontar com a CBDA, mas para que a gente possa trazer algo para os clubes, para os atletas. A ideia é ter um calendário mais longo e bem definido, poder tratar melhor a área de marketing, captar recursos, desonerar um pouco os clubes... – explicou Ricardo Martins, vice-presidente de esportes olímpicos do Fluminense.
Uma reunião na sede social do Pinheiros, no início do mês, foi o ponto de partida. Com a presença de representantes de vários clubes, principalmente de São Paulo, foram discutidos na ocasião os objetivos e as questões burocráticas para a criação da Associação Brasileira de Polo Aquático, a Abapa. Na semana passada, uma nova reunião foi realizada na sede do Fluminense para apresentar o projeto aos clubes cariocas que não puderam participar do primeiro encontro, como o Flamengo e o Tijuca.
Segundo Ricardo Martins, cerca de 80% dos clubes estão dispostos a fazer parte da nova liga. Assim como na Liga Nacional de Basquete, que recebeu a chancela da CBB, a Abapa espera ter o respaldo da CBDA. O dirigente deixa claro, no entanto, que a criação da associação não depende da aprovação da entidade.
- Esse é o nosso objetivo deste que a CBDA queira. Que a associação vai acontecer, isso não tenha a menor dúvida, independentemente se eles vão apoiar ou não. Seria importante ter esse apoio, mas isso não interfere em nada.
A entidade não parece disposta a apoiar a iniciativa. Em nota oficial divulgada em seu site, a CBDA deixa claro que “não reconhece a criação da Associação Brasileira de Polo Aquático" e que entende que "esta é uma iniciativa ilegal e sem propósito”.
O assunto, porém, não deve ser encerrado por um bom tempo. Esta semana, o diretor de polo aquático da CBDA, Dr. Jorge Pagura, pediu demissão do cargo. A polêmica sobre o movimento e a escolha de um novo nome para o comando do esporte deverão ser alguns dos tópicos discutidos na reunião marcada pela CBDA para a próxima terça-feira.
 Fonte: GloboEsporte.com
Por Joulle

Nenhum comentário: