sábado, janeiro 22, 2011

TAXISTA E CAMPEÃO DE MMA, LUTADOR FALA COMO CONCILIA AS DUAS CARREIRAS

Emanuel Bruguelo é bicampeão pernambucano de Jiu-Jitsu e o atual dono do cinturão estadual de luta livre

Em uma movimentada avenida de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, um taxista trabalha o dia inteiro e luta muito - literalmente - para vencer na vida. O lutador Emanuel Bruguelo (fotos) é bicampeão pernambucano de jiu-jitsu e o atual dono do cinturão estadual do MMA, a chamada luta livre. Mas por causa das dificuldade financeiras, Bruguelo não deixou o ponto de táxi.
Ele começou a praticar MMA na modalidade da luta livre há três anos. Depois de rodar a cidade toda, transportando passageiros, Bruguelo vai para o treino, que dura cerca de 2h. Para ele, essa rotina atrapalha muito o desempenho. “Meus adversários só treinam, já têm patrocínio, já vêm há muitos anos na carreira... E eu tenho que trabalhar, ralar bastante, para depois ir treinar”, conta.
O treino começa pelo jiu-jitsu. “Hoje, ninguém luta MMA sem lutar jiu-jitsu. Essa é a primeira questão. Porque em toda luta, de alguma forma, você acaba agarrado, na luta junta. E quem domina isso é o jiu-jitsu”, diz o mestre da modalidade, Gutemberg Melo.
Determinação, superação e força de vontade. “A galera que quer lutar, que quer aprender, procure uma academia de jiu-jitsu e outras artes marciais, porque elas ensinam muita coisa. Não só dentro do tatame, mas fora, na vida”, ensina Bruguelo.
Fonte: Pe360 graus
Por Joulle

Nenhum comentário: