sábado, janeiro 22, 2011

POR MUNDIAL, BRASIL DIFICULTA AMISTOSOS E ALERTA FALCÃO SOBRE FORMA FÍSICA

Ao contrário da seleção brasileira de futebol, o time nacional de futsal marcou amistosos contra as melhores equipes do planeta no ano que antecede o Mundial. A primeira série de jogos preparatórios aconteceu na última semana, na Rússia. De lá, o técnico Marcos Sorato voltou com uma notícia boa e outra ruim para os veteranos que pretendem jogar a Copa de 2012, na Tailândia.
A boa é que o pivô Betão, de 32 anos, fez um bom retorno à seleção depois de quase dois anos sem ser convocado. A ruim é que a primeira derrota para a Rússia na história motivou um alerta quanto à importância do preparo físico dos jogadores. E o astro Falcão foi incluído nesse aviso.
“Ninguém tem vaga garantida. O Falcão precisa recuperar a sua forma ideal. Nos últimos dois anos, ele não conseguiu estar na sua melhor forma física por causa das lesões, e ele precisa saber que tem de estar 100% para poder atuar na seleção”, esclareceu o treinador Marcos Sorato.
A estratégia do técnico para o ano que antecede o Mundial foi pedir à confederação que marcasse amistosos contra as melhores seleções do mundo. Depois de enfrentar a Rússia, o Brasil vai ao Irã no dia 20 de fevereiro para enfrentar a equipe local. Também foram marcados confrontos contra Portugal, Itália e Espanha, ainda sem data definida.
Na Rússia, Sorato convocou apenas jogadores que atuam fora do Brasil. “A nossa ideia era levar a seleção principal, mas no Brasil o pessoal está de férias, e não queríamos expor os jogadores, porque o tempo de preparação foi muito curto”, explicou o técnico.
Na Rússia, Sorato convocou apenas jogadores que atuam fora do Brasil. “A nossa ideia era levar a seleção principal, mas no Brasil o pessoal está de férias, e não queríamos expor os jogadores, porque o tempo de preparação foi muito curto”, explicou o técnico.
Mas o treinador avisou que, contra Portugal, em abril, a convocação deverá contar com todos os atletas. “O jogador que vai pra fora do país adquire virtudes, fica mais tático, enquanto o atleta que atua no Brasil é muito mais competitivo. A nossa ideia é juntar essas duas virtudes”, comentou Sorato sobre o time ideal.
Nos próximos amistosos no Irã, o time ainda terá um elenco totalmente ‘estrangeiro’. Dos jogadores que enfrentaram a Rússia, pelo menos um tem vaga assegurada nessas partidas: o pivô Betão, que fez um gol na vitória contra a Rússia e chamou a atenção do treinador.
“Pelos dois jogos que ele fez, garantiu a próxima convocação. Mas não só ele como todos os jogadores com mais de 30 anos precisam estar em forma física ótima para atuar na seleção”, observou Sorato, reconhecendo a importância de contar com um jogador com as características de Betão para armar um esquema versátil, com mais possibilidades de variação.
“O Betão, em forma, é um dos melhores pivôs do mundo. A partir do momento em que ele perdeu sete quilos, ele voltou a ser o Betão do Mundial, aquele que a gente quer ver”, comentou o treinador. “O importante é avaliar todos e fazer a equipe adequada, porque precisamos de um conjunto forte”, completou.
Em 2011, como preparação para a Copa do Mundo marcada para o ano seguinte, o Brasil terá pela frente a Copa América e também o Grand Prix de futsal, além dos amistosos de peso marcados para tentar dar volume de jogo à equipe que tentará defender o título mundial na Tailândia, em 2012.
Fonte: UOL/Esporte.com
Por Joulle

Nenhum comentário: