O treinador Tite ainda não deu mostras do que deve ser uma eventual equipe titular para o começo de 2011
Decidir a sorte na Copa Libertadores só dez dias depois da estreia em 2011 é algo que impacta na pré-temporada do Corinthians. O clube se reapresentou antes da maioria dos grandes brasileiros e já treinou com bola, na terça-feira, em Itu. Tudo porque o Campeonato Paulista começa daqui dois domingos e, logo depois, o confronto com os colombianos do Tolima vale um lugar na fase de grupos da competição continental.
O treinador Tite ainda não deu mostras do que deve ser uma eventual equipe titular para o começo de 2011, mas já colocou a bola na pré-temporada no primeiro dia de atividades no campo. O comandante deixou claro que este procedimento faz parte de sua filosofia de trabalho, mas é fato que ter um jogo importante já em janeiro faz com que etapas sejam queimadas, afinal é preciso chegar inteiro e bem entrosado diante do Tolima.
"É a minha forma de trabalho em 20 anos como profissional. Você vai buscando aperfeiçoamento e uma linha de trabalho. Alguns fazem a parte física e depois a técnica, mas não comungo disso. Técnico e tático é a prioridade e o físico é suporte. É nisso que acredito e se você fizer bem o trabalho, apressa as coisas", avaliou Tite ao ser perguntado se o compromisso com o Tolima trazia impacto à preparação.
O procedimento do treinador é raro: em clubes europeus e também em boa parte de equipes brasileiras, a parte física é prioridade nos primeiros dias de trabalho. Treinamentos com bola só surgem habitualmente na segunda semana de pré-temporada ou até mais que isso. Tite prefere trabalhar de outra forma e a necessidade de entrosar o time, aproximar os novos membros do elenco e chegar pronto (ou quase) para enfrentar o Tolima são fatores convergentes.
"O trabalho técnico ocorre desde o início e agora ainda mais pela responsabilidade de começar bem o Campeonato Paulista. E isso já se justificaria pela minha forma de trabalhar", confirmou o treinador Tite, que adotou técnicas de treinamento, justamente, para reaproximar os jogadores com a bola após as férias.
O treino de estacas
Tite adotou uma atividade de dois toques com vários pares de estacas presas ao gramado, enquanto o elenco foi dividido em dois times com nove atletas. Os jogadores tinham de tocar a bola rapidamente e, se completassem passes entre as estacas, somavam pontos para suas equipes.
Até mesmo Ronaldo faz parte desse novo planejamento: ao contrário dos últimos dois anos, especialmente 2010, a comissão técnica trabalha para colocá-lo em campo no dia 16, estreia em 2011 contra a Portuguesa. Nem o fato de ele ter se reapresentado com atraso e começado a pré-temporada com treinamentos em separado altera a ideia de chegar com 100% do time pronto para enfrentar o Tolima.
O técnico Tite define a classificação à fase de grupos da Libertadores como prioridade e quer terminar a primeira fase do Paulista entre os quatro primeiros - neste ano, oito avançam ao mata-mata. Internamente, o clima para o confronto com o Tolima é de respeito, mas não traz grandes preocupações. Ainda assim, é um problema que seria evitado com uma simples vitória sobre os reservas do Goiás na decisiva rodada do Brasileiro 2010.
Fonte: Pb1.com.br
Por Joulle
Nenhum comentário:
Postar um comentário