sábado, dezembro 11, 2010

BRASIL É O PRIMEIRO CAMPEÃO DO MUNDIAL FEMININO

Alcobendas (ESP) - Há um novo campeão mundial no Brasil. É a Seleção Feminina de Futsal, que, neste sábado (11/12), derrotou Portugal por 5 a 1 na final do Torneio Mundial de Futsal Feminino, disputado na Espanha. As brasileiras foram superiores durante todo o jogo e não deram chances às adversárias na partida disputada no ginásio Poliesportivo José Caballero, na cidade espanhola de Alcobendas.
A vitória coroa a melhor campanha da competição. Foram quatro vitórias e um empate nos cinco jogos disputados, com 39 gols marcados e apenas três sofridos. Além disso, o Brasil termina como a única equipe invicta do torneio.
Foi um início de muito estudo das duas partes. Porém, o time brasileiro, mais tranqüilo, conseguiu imprimir o seu estilo de jogo aos poucos e controlou a partida. Com forte marcação, a equipe verde e amarela sufocava Portugal na defesa e evitava os ataques das adversárias.
Aos 4min49, a estratégia funcionou pela primeira vez. A pivô Lú e a ala Vanessa conseguiram roubar a bola na defesa brasileira e ficaram sozinhas com uma defensora portuguesa. As duas trocaram passes, e Vanessa finalizou cruzado. A bola encontrou Lú, que tocou para as redes e abriu o caminho da vitória brasileira. O Brasil seguiu melhor e teve chances de ampliar, mas parou nas defesas da goleira lusitana Ana Pereira.
Com uma atuação defensiva beirando a perfeição, o Brasil usou mais uma vez a estratégia de pressionar no campo adversário. Aos 17min03, a fixa Cilene marcou forte e acabou roubando a bola, saindo sozinha na frente da goleira portuguesa. Com um toque, ela ajeitou a bola e chutou rasteiro para marcar o segundo e fechar o placar da primeira etapa em 2 a 0.
Segundo tempo
No segundo tempo, Portugal teve que voltar mais ofensivo, mas o Brasil não deu tempo ao adversário para reagir. Aos 21min59, o time português saiu jogando errado e Lú roubou a bola. Com um drible curto, ela tirou uma adversária da jogada e finalizou com tranqüilidade para marcar o terceiro.
Aí, Portugal abriu-se de vez, deixando espaço para o time brasileiro. O jogo ficou aberto, e os dois times criaram muitas chances, mas as goleiras seguraram o placar. Do lado brasileiro, Jozi foi decisiva em pelo menos três lances e evitou o primeiro gol lusitano. Já a arqueira do time europeu, Ana Pereira, seguiu sendo a melhor jogadora da equipe e também salvou sua equipe.
Só que, aos 33min44, Jozi nada pôde fazer quando a portuguesa Catarina Silva apareceu livre na área para completar cruzamento, diminuindo o placar e recolocando Portugal no jogo. Pressionado, o Brasil conseguiu se defender enquanto procurava nos contra-ataques oportunidades de ampliar o marcador.
Aos 38min35, a chance surgiu em uma cobrança de lateral rápida, que parou nos pés de Vanessa. Ela chutou de primeira e fez o quarto do time brasileiro, trazendo alívio ao time. Valente, Portugal ainda lutou, mas, a dois segundos do fim, a ala Jéssika saiu sozinha com o gol vazio e só tocou para decretar a vitória por 5 a 1 e o primeiro título mundial para a Seleção Feminina.
Ficha técnica
Brasil 5x1 Portugal
Local: Ginásio José Caballero – Alcobendas (Espanha)
Horário: 16h30 horas (horário local - 13h30 horário de Brasília)
Árbitro principal: Francesca Muccardo (Itália)
Árbitro auxiliar: Francisco Peña Diaz (Espanha)
Brasil: Jozi, Valéria, Taty, Vanessa e Lú -Entraram: Cilene, Jéssika, Jessiquinha e Ju Delgado - Técnico: Vander Iacovino
Portugal: A. Pereira, I. Fernandes, R. Martins, A. Azevedo e D. Ferreira -Entraram: S. Coelho, S. Vieira, C. Silva, M. Vieira, M. Martins e P. Magalhães -Técnico: Jorge Braz
Gols
Brasil: Lú (4:49); Cilene (17:03), Lú (21:59), Vanessa (38:35) e Jéssika (39min58)
Portugal: Catarina Silva (33:44)
Cartões
Brasil: --
Portugal: Ana Azevedo e Catarina Silva (amarelos)
Fonte: CBFS
Por Joulle

Nenhum comentário: