Grupo de 19 atletas de origem humilde ressurge após pacificação do conjunto de comunidades carentes e realiza sonho de conhecer a Europa
Um grupo de 19 ginastas do Complexo do Alemão teve a oportunidade de se apresentar no Gymnaestrada, maior evento de ginástica do mundo, realizado no mês de julho, em Lausanne (Suíça). As meninas, de origem humilde, fizeram parte da delegação brasileira, composta por 700 atletas, e concretizaram o sonho de conhecer a Europa após a pacificação do conjunto de comunidades carentes em que vivem, no Rio de Janeiro, em novembro de 2010.
O Complexo do Alemão foi alvo de uma operação militar que livrou o local do tráfico de drogas e devolveu aos habitantes a liberdade de circular, no final de 2010, após anos de domínio da criminalidade. A Vila Olímpica, antes isolada, foi reestruturada, e os jovens atletas locais passaram a florescer.
Tuany Nascimento, que se protegeu atrás de um sofá durante os conflitos, apostou na ginástica e conseguiu fazer parte do grupo que se apresentou em Lausanne, a nove mil quilômetros de distância de sua casa.
- É muito legal quando a gente passa, e as pessoas ficam olhando com aquele ar de graça – afirmou a atleta, que cuida de cinco irmãos mais novos para ajudar a mãe e o padrasto, ao "SporTV News".
Tuany reconheceu o privilégio obtido pelo grupo ao analisar a triste realidade de quem vive em comunidades carentes no Brasil.
- Não há expectativa de nenhuma menina, de nenhuma comunidade, de sair da comunidade, de entrar em um grupo. Passa a ser exceção. É um sonho realmente muito grande – declarou.
Também presente no evento, Daiana, 11 anos, revelou ter sonhado com a oportunidade.
- Eu vim para Suíça, realizei o sonho de sair do país, de representar o Brasil – disse.
Fonte: GloboEsporte.com
Por Joulle
Nenhum comentário:
Postar um comentário