sexta-feira, dezembro 24, 2010

NACIONAL DE PATOS COMPLETA 49 ANOS DE FUNDAÇÃO

Maior título do 'Canário do Sertão' foi em 2007 quando conquistou o campeonato paraibano.

Rivalidade. Esse foi o principal motivo que levou diversos funcionários públicos federais das empresas Correios, DNOCS e DNER a fundarem o Nacional Atlético Clube de Patos em 23 de dezembro de 1961, com o objetivo principal de se confrontar com o Esporte Clube que na época era considerado o bicho papão de toda região das espinharas.
Liderado por Geraldo Dinoá (funcionário dos Correios) e outros membros, o grupo de empregados se reunia nas empresas em que trabalhavam, objetivando formar uma equipe forte para encarar o time mais odiado da região, pois que tentava desafiar o Esporte, acabava sendo esmagado completamente.
Na mesma data em que foi decretada oficialmente a sua fundação, Geraldo Dinoá foi eleito por unanimidade o primeiro presidente do clube e Cicero Miguel foi também nomeado a ser o primeiro treinador, cujos jogos eram realizados no campo do Colégio Diocesano de Patos, atual Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira.
O nome Nacional foi decretado ao clube, devido o grupo de atletas e membros da diretoria ser formado por funcionários federais que atuavam na cidade de Patos.
As primeiras cores do uniforme eram verde e amarela, sendo que com alguns anos depois o padrão teve que ser alterado por exigência da Federação Paraibana de Futebol quando o time patoense optou em participar pela primeira vez do Campeonato Paraibano (1965) e como somente a Seleção Brasileira tinha o privilégio de usar as cores verde e amarela, o Nacional passou a usar verde e branco.
Durante os 49 anos de fundação, o Nacional foi cinco vezes vice-campeão paraibano, chegando ao título máximo em 2007, tendo José Ivan como presidente. Em 2008, o ‘Canário do Sertão’ conquistou mais um título estadual, desta vez a Copa Paraíba.
Fonte: Pb1.com.br
Por Joulle

Nenhum comentário: