sexta-feira, julho 08, 2011

CORTE MUNDIAL RECEBE PEDIDO DE SUSPENSÃO PARA CIELO EM CARÁTER DE URGÊNCIA

Cielo pode ser julgado negligente e pegar até seis meses de suspensão
Cesar Cielo
A Corte Arbitral do Esporte (CAS) recebeu nesta sexta-feira o pedido formal da Federação Internacional de Natação (Fina) requisitando uma suspensão para Cesar Cielo e os outros três brasileiros pegos no doping. A Fina também ressaltou o caráter de urgência do caso para que a eventual pena seja definida antes do Mundial de Xangai (as provas de natação começam no dia 24 de julho).
“A Fina requisitou que as advertências aplicadas pela CBDA [Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos] sejam substituídas por um período de suspensão e que os resultados obtidos desde a realização do exame sejam anulados”, informou a CAS.
Se isso for acatado, Cielo perderá, por exemplo, as três medalhas de ouro que conquistou em junho no Aberto de Paris, torneio que a delegação brasileira usou como preparação para o Mundial após um período de treinos em Londres. Ele venceu os 50m e 100m livre e os 50m borboleta e fez o melhor tempo do ano nas duas provas de menor distância.
A Fina também ressaltou que precisa da decisão da CAS com urgência. Afinal, Cesar Cielo é o atual campeão mundial dos 50m e 100m livre e tentará defender os títulos em Xangai. No entanto, se uma suspensão for definida depois do torneio na China, seus resultados serão anulados. Cielo precisa concordar com a urgência do painel da CAS e correr o risco de sequer competir.
“Se todas as partes concordarem com o procedimento acelerado, um calendário será estabelecido para que a decisão tomada pela CAS seja conhecida até o dia 24 de julho. Até lá, a CAS não comentará mais esse caso”, esclareceu a corte arbitral sediada na Suíça.
Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked testaram positivo para o diurético furosemida em exame antidoping realizado no Troféu Maria Lenk, no início de maio. O quarteto admitiu o uso de um suplemento de cafeína que, segundo eles, foi contaminado por furosemida na farmácia de manipulação que o produziu.
Se a lógica usada pela Federação Internacional de Natação (Fina) for mantida, Cesar Cielo e os outros nadadores que testaram positivo no exame antidoping podem ficar preocupados. Para a entidade internacional, usar produtos feitos em farmácias de manipulação caracteriza negligência por parte do atleta. E foi exatamente o caso do quarteto Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked.
No ano passado, quando Daynara de Paula foi suspensa por seis meses pela Fina, ela foi considerada imprudente por ingerir cápsula produzida em farmácia de manipulação. O exame antidoping da nadadora apontou a presença de furosemida, o mesmo diurético que apareceu nos testes de Cielo e cia.
Fonte: UOL/Esporte.com
Por Joulle

Nenhum comentário: