Seu time leva cornetadas o ano todo. Você cobra, reclama, xinga, aplaude, elogia, mas…. e você? Está fazendo sua parte? Seu clube anda, de fato, lucrando com a sua presença? Você tem ido apoiar seu clube?
A campanha dele é ruim ao ponto de te afastar do estádio ou você vai na boa e na crise? Afinal, que torcida está devendo e qual está dando show no Brasileirão 2011?
Resolvi pegar todos os dados dos 268 jogos já realizados até aqui e entregar de bandeja pra vocês.
Aqui você vai ver o público e a renda, mas com o diferencial de saber qual a renda líquida do jogo, ou seja, o que de fato seu time levou para os cofres.
Penhoras, sistema de sócio torcedor, dívidas, impostos e aluguel alteram bastante o valor líquido. E tem time que deve tanto que pagou pra jogar o Brasileirão todo, né Fluzão?
Tem torcida que não existe, como a do América MG. Tem torcida que fez sua média em 2 partidas, como a do Tricolor.
E tem a fiel torcida, que impressiona pela regularidade, pelo dinheiro arrecadado e pela diferença para os demais.
Confira você mesmo o gráfico abaixo. Mas antes, algumas curiosidades que o gráfico não mostra.
- Considere que os times do Rio e de Minas não estão usando seus estádios principais, Maracanã e Mineirão, o que reflete nos números.
- Considere que o valor negativo de renda líquida do Coxa é explicado como “sócio” em seus borderôs. Deve ser um repasse do Sócio Torcedor que o clube computa mensalmente e não no dia do jogo.
- O Fluminense teve 100% de sua renda penhorada no ano. E ainda pagou 202 mil reais pra jogar.
- O Corinthians não jogou nenhuma vez para menos de 15 mil pessoas.
- O São Paulo tinha média próxima a 14 mil pessoas até ter o jogo festivo de Rogério Ceni e o clássico contra o Corinthians onde em virtude dos 100 mil pagantes, pulou para uma das melhores médias.
- O Inter é o time de público mais regular no campeonato. Com chuva ou sol, sempre entre 10 e 15 mil pagantes.
- Note a diferença brutal de renda do Corinthians para os demais clubes. Em nenhuma partida o Timão usou um estádio diferente do Pacaembu, que só permite 35 mil pagantes.
- Jogos em Macaé prejudicaram as médias de Flamengo e Fluminense.
- O ingresso mais barato é o do Atlético Mineiro, que curiosamente é um dos que tem, também, pior receita líquida.
- Média de público do Bahia foi feita na euforia das primeiras rodadas de volta a série A. A queda foi brutal na sequencia.
- Os times que não fizeram suas médias através de 2 ou 3 jogos muito cheios, mas sim um número constante foram: Vasco, Inter, Fluminense, Flamengo, Corinthians, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Ceará e Coritiba.
- São Paulo, Botafogo, Palmeiras, Atlético GO, Atlético PR, Avaí, Figueirense, Palmeiras, Bahia e América MG tiveram suas médias construídas em raros jogos com público muito superior a média dos demais.
- Os clássicos de renda dividida estão considerando dados para os DOIS CLUBES, não apenas pro mandante.
Fonte: Blog.doRicaPerrone
Por Joulle
Nenhum comentário:
Postar um comentário