quarta-feira, fevereiro 16, 2011

FLAMENGO NA COPA DO BRASIL: TÍTULOS, BOAS CAMPANHAS, E UM GRANDE VEXAME

Rubro-Negro levantou o troféu em 1990 e 2006. Derrota para o Santo André é o capítulo obscuro na história do torneio

Ronaldo Angelim, Léo Moura e Renato são os únicos do elenco que têm no currículo um título de Copa do Brasil pelo Flamengo. Foi em 2006, contra o Vasco. Nesta quarta-feira, o trio inicia a 16ª participação do Rubro-Negro no torneio. Uma história com glórias,
O primeiro título aconteceu logo na segunda edição. Com um gol do zagueiro Fernando, o Flamengo venceu o Goiás por 1 a 0, em Juiz de Fora, e levantou a taça. As participações seguintes esbarraram, sobretudo, no Grêmio. O time gaúcho ganhou a final de 1997 e também tirou o Rubro-Negro do torneio em 1993 e 1995.
Nos anos 2000, o Flamengo manteve a fama de “chegar longe” no torneio. Foi finalista em 2003, mas perdeu para o Cruzeiro de Luxemburgo. No ano seguinte, o time acumulou o grande tropeço da trajetória na Copa do Brasil – e um dos maiores da história do clube. Depois de empatar por 2 a 2 com o Santo André, em São Paulo, o Fla jogou no Maracanã e perdeu por 2 a 0, gols de Sandro Gaúcho e Elvis. Mesmo quando não chegou à decisão, o time caiu para times da Série A, como Palmeiras, Inter, Cruzeiro e Coritiba.
Em 2006, porém, a torcida pôde comemorar o bicampeonato. Na final, o adversário foi o Vasco e os triunfos por 2 a 0 e 1 a 0 garantiram a taça.
O Murici é o quarto time de Alagoas no caminho do Flamengo no torneio. Todos os outros não tiveram sucesso. Primeiro foi o Capelense, em 1990, depois o CRB, 2004, e por último o ASA, em 2006. Curiosamente, em todas as edições que estreou contra equipes alagoanas, o Rubro-Negro chegou à final – e ganhou duas delas.
Romário, com 23 gols, é o principal artilheiro do Flamengo na história da competição. Do grupo que inicia a corrida pelo título neste ano, Renato é o maior goleador, com seis gols.
Fonte: Flamengo.com.br
Por Joulle 

Nenhum comentário: