sexta-feira, outubro 07, 2011

CBF DIVULGA CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES 2012



Mesmo com a temporada 2011 ainda em disputa com os Brasileirões das Séries A, B, C e D, o torcedor do futebol brasileiro já pode começar a preparar os corações para as emoções do próximo ano. É que nesta sexta-feira (7), a Diretoria de Competições da CBF divulgou o calendário dos campeonatos para 2012.
Os Estaduais, entre eles o Baianão, terão 23 datas para serem iniciados. A partida de abertura poderá ser realizada até 22 de janeiro e a final até 13 de maio. 
A Copa do Brasil, também disputada no primeiro semestre, está programada para acontecer entre os dias 7 de março e 25 de julho. A novidade fica por conta da edição feminina da competição. Além da antecipação para o primeiro semestre, com início em 3 de março e término em 12 de maio, o torneio para mulheres terá seus jogos realizados aos sábados.
Já o Brasileirão, principal campeonato nacional organizado pela entidade, está mantido entre os meses de maio e dezembro. A Série A tem os jogos de abertura marcados para 20 de maio, uma semana após as finais dos Estaduais, e a rodada de encerramento para 2 de dezembro.
A Série B começará em 19 de maio, um sábado, e terminará em 24 de novembro. Já as Séries C e D acontecerão, respectivamente, entre as seguintes datas: 27 de maio a 7 de outubro e 27 de maio a 30 de setembro.
Ao avaliar o novo calendário, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, destacou a não inclusão do Campeonato do Nordeste. "A CBF não disponibilizou datas para a realização do Campeonato do Nordeste. Isto tem que ser revisto de imediato, pois precisamos adequar a competição com os campeonatos estaduais e as federações têm até 60 dias antes do início dos seus campeonatos para divulgar o regulamento. Desta forma que está, não teremos tempo para colocar nosso campeonato nas ruas. A CBF tem que decidir, em até 15 dias, se irá incluir o Campeonato do Nordeste no calendário".
Já sobre a manutenção da Série D, o dirigente afirmou que continuará sendo contra a sua realização. "A Série D é uma competição comprovadamente deficitária e mesmo assim foi mantida. Vamos continuar buscando junto à CBF sua exclusão. Temos o apoio de quase todas as federações, incluindo a paulista e a carioca, e inclusive do diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes".
Rodrigues garantiu que a luta para favorecer os clubes de todo país não acabou. "Não vamos nos dar por vencidos. Como a Série D está programada para começar apenas em maio, vamos continuar na luta para que ela seja excluída e para que tenhamos uma nova Série C, reformulada e que beneficie os clubes", concluiu.
Fonte: FBFWeb.gov
Por Joulle

Nenhum comentário: