domingo, maio 08, 2011

VETTEL VENCE NA TURQUIA E RETOMA HEGEMONIA; ALONSO LEVA FERRARI AO PÓDIO

Vettel não enfrentou problemas para vencer sua terceira corrida nesta temporada
Em uma corrida marcada por intensas disputas por posições, Sebastian Vettel fugiu à regra. Neste domingo, o piloto da Red Bull não encontrou dificuldades para ganhar o GP da Turquia e voltar a vencer. A Ferrari, enfim, conseguiu subir ao pódio: Fernando Alonso fez grande corrida e terminou em terceiro. A equipe, porém, comprometeu a prova de Felipe Massa, 11º colocado.
Pole position, Vettel venceu as duas primeiras corridas do ano (Austrália e Malásia). Na última etapa, o atual campeão do mundo viu sua série ser quebrada por Lewis Hamilton, ganhador do GP da China. No circuito de Istambul Park, porém, o alemão retomou sua hegemonia nesta temporada e lidera o Mundial com sobras. Mark Webber, em segundo, completou a dobradinha da Red Bull na Turquia.
Outro destaque deste domingo foi Fernando Alonso. Após a Ferrari enfrentar problemas nas etapas anteriores e apresentar um desempenho abaixo do esperado, o espanhol fez uma grande corrida na Turquia. Alonso largou em quinto, chegou a andar em segundo, mas foi ultrapassado por Mark Webber nas voltas finais e ficou em terceiro . Foi o primeiro pódio da escuderia italiana neste ano.
Massa lamentou os problemas enfrentados nas trocas de pneus. “Fiz uma boa largada. Perdi tempo na primeira parada nos boxes, mas voltei a lutar. Também perdi tempo na terceira parada e, quando saí dos boxes, entrei na parte suja da pista na curva 8. Tive que ir reto e ali parecia uma praia. O último pit stop não foi bom. Isto é algo que precisamos corrigir. A única coisa positiva é que o ritmo de corrida não foi ruim, e podemos aproveitar isso nas provas seguintes”, afirmou, em entrevista à TV Globo.
A corrida
Nico Rosberg largou bem e tomou a segunda posição de Mark Webber. O australiano também foi ameaçado por Lewis Hamilton, mas o inglês errou ao tentar passá-lo. Melhor para Fernando Alonso e Jenson Button, que aproveitaram a falha para ultrapassá-lo.
Ainda no início da prova, Vitaly Petrov e Michael Schumacher se tocaram, e o alemão levou a pior. O piloto da Mercedes teve que ir para os boxes para trocar o bico do seu carro. Felipe Massa se beneficiou e ganhou as duas posições. Enquanto as brigas se intensificavam, Vettel abria vantagem na liderança.
Após a largada ruim, Webber se recuperou e passou a pressionar Rosberg. O piloto da Red Bull retomou a segunda posição. Alonso também ultrapassou o piloto da Mercedes e assumiu o terceiro posto. Button e Hamilton travaram intensa disputa pelo quinto lugar. Massa se aproximou deles.
Pouco antes de entrar nos boxes, na 10ª volta, Massa passou Hamilton na pista. No entanto, a McLaren trabalhou melhor e o inglês voltou à frente do brasileiro. Os dois quase se tocaram. Na 20ª volta, foi a vez de Massa travar uma bela disputa com Rosberg.
Em seguida, foi a vez de Massa sofrer com a pressão de Button. O piloto da McLaren forçou a ultrapassagem; o brasileiro foi obrigado a fritar os pneus para evitar a batida. Logo em seguida, o piloto da Ferrari foi para os boxes. Vettel seguia tranquilo na ponta.
Já Webber sofreu com Alonso. O espanhol o ultrapassou na volta 29 e assumiu a segunda posição. Massa, por sua vez, complicou-se por conta da Ferrari ao fazer um pit stop lento na volta 35. O brasileiro tentou se recuperar, mas teve outro problema na parada seguinte e terminou a prova em 11º lugar.
Em seu último pit stop, Alonso colocou pneus duros e permitiu a aproximação de Webber. O espanhol tentou resistir, mas não teve como suportar o ataque do australiano. O piloto da Red Bull o passou na 52ª volta e selou a dobradinha da Red Bull em Istambul Park.
Fonte: UOL/Esporte.com
Por Joulle

Nenhum comentário: